::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aspectos sutis da alimentação

O nosso corpo é o nosso templo – o instrumento de expressão dos talentos da nossa alma. Mas alma, corpo, pensamento e tudo no universo são substâncias feitas de energias sutis e informações que interagem por meio de vibrações.

O nosso corpo físico se alimenta de sólidos e líquidos, e o nosso corpo sutil (a nossa consciência e mente) se alimenta das vibrações percebidas pelos 5 sentidos. A respiração fornece energia vital para os dois corpos. Portanto, uma refeição adequada deve envolver os 5 sentidos, a atenção plena e a respiração consciente.

Ao dedicar alguns segundos para praticar a atenção plena e manifestar a sua gratidão pelo alimento, você está enviando vibrações positivas para toda a cadeia alimentar. E essa energia positiva pode influenciar a qualidade dessa refeição e te conectar com as sensações riquíssimas que serão captadas pelo paladar, olfato, visão, tato e audição.

Pra começar, preste atenção à potência da sua fome, à quais alimentos lhe caem melhor, quais são aqueles que você ingere por hábito (mesmo percebendo que eles não lhe caem bem), qual é a quantidade de alimento que te satisfaz, qual o sabor que mais te agrada.

Depois, tome consciência de que a cadeia alimentar envolve muitos aspectos, cada um com as suas energias e padrões vibracionais: o ambiente, o solo, o sol, a chuva, quem planta, quem colhe, transporta, vende, prepara...

Aqui vai uma sugestão de reflexão para ser mentalizada antes das refeições – um instrumento que vai concretizar a intenção dessa prática de alimentação consciente.

Respire profundamente e mentalize:

Este alimento é presente de todo o Universo. Ele veio da terra, do céu, de numerosos seres vivos e de muito trabalho árduo.

Que possamos comê-lo em plena consciência e com gratidão a fim de sermos dignos de recebê-lo.

Que possamos reconhecer e transformar nossas formações mentais não saudáveis, principalmente nossa ganância, e aprendermos a comer com moderação.

Que possamos manter nossa compaixão viva através de uma alimentação que alivie o sofrimento dos seres vivos, preserve nosso planeta e reverta o processo de aquecimento global.

Aceitamos este alimento para que possamos nutrir nossa irmandade, fortalecer nossa sangha (comunidade) e cultivar nosso ideal de servir a todos os seres.
(THICH NHAT HANH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog