::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Temporada de figos

Numa visita rápida à horta durante o fim de semana me deparei com vários figos maduros que os passarinhos fizeram o favor de deixar pra nós. Essa fruta delicada e refrescante serviu de aperitivo nesses dias de calor incomum em Campos do Jordão, onde fica o sítio da família.


Os figos podem ser consumidos frescos ou secos, o que amplia o seu efeito nutritivo. São conhecidos por seu efeito laxativo por serem ricos em fibras além de potássio (mais do que bananas), cálcio (mais do que o leite), magnésio e ferro. Pesquisas recentes mostram que pode ter alguma ação que desfavorece o câncer.


Para a Ayurveda os figos são doces e adstringentes, com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem Vata e Pitta, e aumentam Kapha (ou seja, engordam). Figos secos em excesso aumentam Vata. Os figos são nutritivos, emolientes e laxativos (amenizam hemorróidas). Ajudam a eliminar os cálculos do aparelho urinário e vesícula biliar, sendo bons para o fígado e rins. Eles são bons para as tosses crônicas e um bom alimento para ajudar a ganhar peso.

Os figos melhoram o apetite e a digestão, ajudam a limpar as impurezas do sangue e da bile. São também recomendados em caso de congestão pulmonar e tosses crônicas. Pela presença marcante do ferro, recomenda-se que mulheres consumam regularmente (2 frutas por dia).

Ref: Ayurvedic Healing Cuisine – Harish Johari,

Alimentos que curam – Miriam Polunin

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog