::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Limpeza dos seios da face

Olá amigos.

Nesse período estranho de extrema secura e altos índices de poluição, é preciso ter cuidados especiais com os seios da face para prevenir ou reduzir o bloqueio nasal, a rinite e a sinusite.
A limpeza dos seios da face com soro fisiológico é um sistema simples e muito eficiente. Pode ser feito diariamente em períodos de crise, ou esporadicamente só para manutenção.
Vou listar algumas dicas importantes e você poderá ver como funciona a partir do vídeo. Eu prometo que você não vai se afogar...

1. Separe uma quantidade de soro fisiológico morninho (na temperatura do corpo) e um neti poti (ou seringa);
2. Preencha o neti poti até a metade;
3. Incline a cabeça para a lateral, encaixe a ponta do neti poti numa narina e respire pela boca enquanto despeja o conteúdo. O líquido sairá pela outra narina naturalmente;
4. Quando terminar de despejar o líquido, faça expirações fortes para eliminar o resíduo de líquido de dentro das narinas (não tampe o nariz para não fazer pressão excessiva nos ouvidos);
5. Repita do outro lado;
6. Faça expirações fortes para eliminar o resíduo de líquido das narinas;
7. Quando perceber que as narinas estão completamente secas, pode pingar 2 gotas de óleo de gergelim morninho em cada lado para manter a lubrificação e umidade das narinas. Depois, beba um chá morno para aliviar o sabor do óleo na garganta.

Esse procedimento não é aconselhável se você já estiver com as narinas obstruídas ou for uma obstrução crônica.

No consultório, o procedimento de limpeza dos seios da face, chamado Nasya,  é feito de forma bem completa e segura, acompanhado de massagem e inalação, causando alívio profundo em caso de obstrução, Rinite e Sinusite. 



Se quiser informações mais detalhadas, o David Frawley publicou um livrinho ótimo sobre essa prática (Neti: segredos terapêuticos do Yoga e Ayurveda). A leitura vale a pena.

Boa sorte e Namaste.

2 comentários:

  1. Anônimo15.9.10

    onde posso comprar esse neti pot?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Você pode encontrar em escolas de Yoga e algumas casas de produtos naturais coo o Mundo Verde. Caso não encontre, você pode fazer com o prórpio bico do frasco de soro fisiológico. Basta deixá-lo em baixo da água quente do chuveiro por alguns minutos e o soro ficará morninho. Boa sorte.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog