::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Radicalismo e generalismo...

Olá amigos.
Li a matéria do Dr. Drauzio Varella sobre os fitoterápicos na Revista Época e estou em estado de choque até agora. Sempre admirei o Dr. Dráuzio e por isso estou tão perplexa com as suas declarações radicais e ofensivas.

Concordei com vários aspectos das suas decarações pois a fitoterapia é uma ciência que precisa de um método seguro de prescrição, assim como cuidados higiênico-sanitários. Toda erva tem ação farmacológica e contra-indicação, além de poder interagir negativamente quando associada a outras substâncias. Nenhum chazinho pode ser considerado inofensivo só porque é natural. E não se pode renegar os benefícios da medicina e da farmacologia moderna e substituíl-los por fitoterápicos no tratamentos de doenças sem, no mínimo, uma profunda investigação médica.

Até aí tudo bem, mas, generalizar toda cultura baseada em fitoterápios como uma idiotice, praticada e aceita por pessoas ignorantes  , é de uma arrogância, prepotência e irresponsabilidade sem precedentes.
Milhares de profissionais de saúde praticam a fitoterapia no mundo inteiro e a OMS incentiva o uso de fitoterápicos, inclusive nas redes públicas de saúde. Deve ser porque todos são imbecis e ignorantes e ainda não tiveram a oportunidade de aprender com o Fantástico.

Renegar os efeitos farmacológicos dos fitoterápicos é dizer que o planeta existe há BILHÕES de anos sem dispor de nenhum recurso curativo na sua natureza, à espera de que os Homens desenvolvessem a ciência da Farmácia (há apenas 2 séculos atrás)...Faz sentido pra você?

Leia a matéria na íntegra e tire as suas próprias concusões.

2 comentários:

  1. Concordo com você e também muito me surpreende o Dr. Drauzio fazer um comentário talvez um tanto desmedido ou generalizado. Mas, certa vez li um comentário sobre o Dr. cujo o título era "Cala boca Drauzio". Infelismente nao pude ver a matéria.
    Mas como conhecedora leiga e aprecieadora do trabalho tão bem apresentado pelo Dr. Drauzio no fantastico, prefiro pensar que ele nao teve intenção de ser tão generalista e, quem sabe talvez foi mal interpretado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pois é...vamos esperar pelo programa. A matéria na revista foi bem estranha...Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog