Olá amigos.
A Ayurveda reconhece a alimentação como o pilar da longevidade e da boa saúde, nos fornecendo dicas muito simples de como cuidar desse aspecto tão fundamental da nossa rotina.
O nosso corpo é o produto da síntese dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos e líquidos, ou sutis (percepções e sensações). Ele é a morada da nossa alma. É por meio dele que podemos expressar os nossos talentos físicos e intelectuais.
O tema "alimentação ayuvédica" é muito amplo mas algumas dicas são gerais e posso compartilhar resumidamente com vocês. Para construir uma rotina alimentar saudável e eficiente é necessário:
- Conhecer a nossa Prakrutti (constituição) + Vikrutti (desequilíbrio) + Agni (potência digestiva)
- Dedicar atenção à alimentação
- Conhecer e respeitar as sensações de fome e de saciedade
- Evitar jejuns prolongados (mais de 4 horas)
- Fazer as refeições em horários regulares
- Adequar a temperatura/potência do cardápio ao clima ambiente (estações do ano / temperatura)
- Mastigar lentamente os alimentos
- Incluir os seis sabores nas refeições (doce, amargo, adstringente, picante, salgado, ácido)
- Ingerir adequadamente água e outros líquidos (sucos, chás)
- Prestar atenção aos alimentos psicológicos - pensamentos, impressões, sentimentos e emoções
- Respirar adequadamente
- Praticar atividades físicas regularmente
- Descansar, cuidar do sono noturno
- Cuidar das eliminações (evacuação diária, diurese e suor)
Incluir novos hábitos alimentares não é difícil quanto pode parecer. Mas é preciso dedicar amor, criatividade e algum tempinho. Tenho certeza de que vale a pena. Os nossos mehores investimentos são aqueles que nos fortalecem e nos direcionam para viver uma vida plena (para nós mesmos e para quem amamos). Viver plenamente é o melhor plano de saúde do mundo. Eu mereço uma vida plena e você merece também. Mas você tem um bom plano de saúde? Se ainda não, por que não? Não precisa me responder. Mas se você chegou até esse ponto desse post é por que está sendo mordido pelo bichinho da consciência...o seu diálogo deve ser com ela e não comigo. Pergunte-se. Respire e deixe a consciência entrar. Experimente. Invista em você mesmo. Eu não posso fazer isso por você. Ninguém pode. O poder é todo seu. Boa sorte.
Marise adorei o seu texto, você poderia me orientar , qual a alimentação correta para uma pessoa que esta com nodulos no figado ? O que é melhor comer ?
ResponderExcluirObrigada
O seu escrever é simples e direto, no entanto algumas colocações são próprias para quem já é iniciado e conhece certos termos que a cultura indiana divulga e propaga, senão vejamos:
ResponderExcluir...Alimentos sutis (percepção e sensações),...é porque está sendo mordido pelo bichinho da consciência.
Dá para distrinchar mais?
Gostaria de entender melhor.
A Ayurveda entende que o nosso corpo é alimentado por comida e bebida mas a nossa alma, que mora nesse corpo, é alimentada por percepções e sensações. A partir das percepções (captadas pelos órgãos dos sentidos), a nossa mente tira as suas conclusões (baseada em memórias) e prepara uma resposta. E assim criamos o nosso estilo de vida. Quanto mais agitada e menos desatenta a nossa mente estiver, maior a chance de tirar conclusões erradas e gerar respostas inadequadas. A solução é sempre aquietar a mente para ouvir com o coração.
ResponderExcluirNo post http://ayurvedicamente.blogspot.com/2009/09/como-uma-onda-no-mar.html eu falo um pouco mais sobre a meditação e como usá-la no dia-a-dia. Namaste.