::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

sábado, 26 de março de 2011

O que são alimentos orgânicos?

O alimento orgânico é aquele isento de fertilizantes químicos e agrotóxicos, produzido em solo equilibrado (química, física e biologicamente), ou seja, um solo vivo, com boas condições para que a planta se desenvolva bem e produza alimento sadio e sem resíduos tóxicos.

Para a produção de alimento orgânico, não é permitido o uso de agrotóxicos e adubos químicos de alta solubilidade e de nenhum produto que deixe resíduo no solo, na água, no animal e nos alimentos. Para a nutrição e para o tratamento fitossanitário das plantas, são utilizados produtos naturais, dos quais muitos podem ser produzidos pelo próprio produtor.

O alimento traz em sua embalagem o “selo verde” como garantia de sua qualidade. Para o produtor conseguir esse selo, há um processo de certificação no qual o sistema de produção é monitorado por um fiscal do órgão certificador que exige análises laboratoriais periódicas do solo, da água utilizada para a irrigação e lavagem dos produtos e dos alimentos produzidos. Essas análises comprovam a ausência de resíduos tóxicos como garantia de qualidade biológica e a segurança ao consumidor.

Geralmente, grande parte da população do mercado de produtos orgânicos esbarra em obstáculos como o alto preço desses alimentos que são, em média, 40% mais elevados que os produtos convencionais.

ORNELAS, Leiselotte. Técnica Dietética – seleção e preparo de alimentos. Atheneu Editora São Paulo, 8ª. Ed.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog