::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

terça-feira, 12 de abril de 2011

Beber ou não beber leite, eis a questão (parte ll)

Já falei aqui sobre a visão ayurvedica do consumo de leite. Agora vou falar um pouco do ponto de vista da nutrição clínica.

O leite é um alimento funcional e prebiótico, que demonstra benefícios fisiológicos ao organismo e reduz o risco de doenças crônicas, além das suas funções básicas nutricionais.

O nosso trato gastrointestinal abriga uma microbiota com mais de 500 espécies de microorganismos que convivem em contínua competição pela sobrevivência, e essa competição se mantém em equilíbrio até que este se desfaça pela dieta inadequada, tratamentos com antibióticos, quimioterapia ou estresse. Uma das funções dessa microbiota é defender o organismo do hospedeiro. Dentre as espécies que se sobressaem, estão os lactobacillus e os bifidobacterium.

Os alimentos pré-bióticos, como o leite, são fermentados de maneira seletiva no intestino, modulando a microbiota positivamente, tornando-a mais saudável para o homem por propiciar o aumento de ácidos graxos de cadeia curta (desintoxicantes), a diminuição do ph e a diminuição da absorção de resíduos tóxicos como a amônia.

Uma boa estratégia para o aumento do número desse grupo microbiano no intestino é ingerir alimentos prebióticos que estimularão as estirpes de bactérias bífidas já existentes no cólon.

A Lactose, ou o açúcar do leite, tem um trânsito lento pelo intestino permanecendo mais tempo disponível à fermentação. Ela é classificada como um glícide de estrutura, pois influencia intensamente o metabolismo do Cálcio, aumentando o coeficiente de utilização desse mineral pelos ossos, principalmente os longos (osteogênese). Ao se ligar ao cálcio, forma um complexo cálcio-lactose, muito solúvel e facilmente absorvido, além de aumentar a permeabilidade da membrana intestinal, facilitando a absorção do Cálcio. Esse carboidrato também auxilia a absorção indireta de algumas vitaminas, principalmente a K2 (responsável pela coagulação sangüínea) e a niacina (B3 – ativadora do metabolismo gerador de energia).

A caseína, uma proteína do leite, produz a exorfina, uma substância similar à endorfina, capaz de se fixar aos seus receptores no cérebro causando um efeito prazeroso. Por isso muitas pessoas desenvolvem avidez pelo leite e seus derivados.

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog