::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 26 de março de 2009

O sabor da vida


Qual o seu sabor preferido?
E o que você menos gosta?


A Ayurveda reconhece 6 sabores: doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente. Cada um deles está relacionado a um grupo de emoções.
Esses sabores são reconhecidos pela língua que é, na verdade, um órgão dos sentidos assim como a pele. Saborear um alimento gostoso pode ser equivalente a um abraço ou um cafuné.
Fisiologicamente, a língua age umedecendo os alimentos, atuando na primeira fase da digestão.
Na nossa rotina atropelada, comemos automaticamente o que se apresenta à nossa frente (alimentos requentados, encaixados, enlatados, reprocessados, e por aí vai...).
A nossa mente está em qualquer lugar, menos à mesa. Estamos assistindo TV, ou numa reunião de negócios ou acessando os e-mails no laptop ou no IPhone.

Ou seja, a conexão entre a língua e o cérebro está “fora do ar”.

Assim como a pele, a língua precisa ser limpa, massageada e “bem tratada” pra que essas impressões geradas pelos sabores possam ser decodificadas pelo cérebro de forma correta. Raspar a língua pela manhã depois de escovar os dentes e fazer gargarejo com água morna e sal são hábitos úteis pra manter esse órgão desobstruído.

O sabor doce é nutritivo, tônico e rejuvenescedor. Harmoniza a mente e está relacionado ao sentimento de contentamento. Em excesso, causa letargia e apego.
O ácido é estimulante, digestivo, aumenta o apetite e é carminativo (ajuda a dissolver gases). Ativa o metabolismo e as funções cerebrais. Desperta a mente e os sentidos. Em excesso, causa raiva, impaciência e inveja.
O salgado é digestivo, aumenta o apetite, promove a salivação, é levemente laxativo e potencializa o sabor dos alimentos. Acalma os nervos e diminui a ansiedade. Em excesso causa letargia, cobiça, raiva e impaciência.
O picante é estimulante, aumenta o poder digestivo, é diaforético (promove suor), expectorante, vermicida e aumenta a circulação. Limpa os canais energéticos. Em excesso, causa raiva e impaciência.
O amargo é desintoxicante, bactericida, germicida e limpa o sangue. Purifica a mente e as emoções. Em excesso, causa ansiedade, medo e insônia.
O adstringente promove a absorção dos fluidos, é antiinflamatório, seca secreções excessivas e sangramentos. Esfria a mente e remove a letargia. Em excesso, causa ansiedade, preocupação, medo e insônia.


Então, amigo, faça da sua refeição uma visita ao parque de diversões. Experimente novas texturas, cores e combinações. Desligue o celular, cancele a reunião e se presenteie com esses momentos de puro prazer.


Depois me conte com riqueza de detalhes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog