::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

terça-feira, 17 de março de 2009

Ouro em pó


Ao terminar a minha especialização em Nutrição Ayurvedica aqui em Pune, Índia, elegi a minha especiaria favorita e “fabulosa” (como diria a minha parceira de viajem e nutricionista Juliana Percegonha).


Cúrcuma, Turmeric, Açafrão da Terra, Haridra, Jiang Huang ou Curcuma Longa são os nomes dessa raiz amarela, saborosa e democrática porque pode ser consumida pelos três Doshas (com mais cautela para Pittas muito quentes).

O sabor dominante é o amargo, o secundário é o adstringente, a potência é quente e o sabor pós-digestivo é picante.

Atua em todos os tecidos e nos sistemas respiratório, circulatório e digestivo. Regula o metabolismo.
Esse rizoma fornece a energia da “Mãe Terra” e inspira prosperidade. Limpa os chackras purificando os canais sutis. Move a estagnação do sangue e é excelente bactericida. Ameniza infecções intestinais, remove Ama (toxinas), remove muco acumulado e excesso de tecido gorduroso em qualquer tecido , previne câncer no cólon. É antibiótica usada em febre, dor de garganta e septicemia. Trata machucados externos e úlceras, aftas, feridas com puz.

A cúrcuma é embelezadora pois limpa profunda o sangue tratando dermatites, eczemas, urticárias, psoríases e acne.

Trata também fibróides, cistos, endometriose, dismenorréia, amenorréia, leucorréia e congestões.

Ajuda a digerir proteínas (pode ser adicionada ao leite para torná-lo mais leve). Purifica o leite materno.
Você encontra essa erva em pó (ou o rizoma seco) em casas de especiarias e pode adicionar uma pitada em todos os pratos que preparar, principalmente os que contenham leite e derivados. Pode ser consumida diariamente.

É contra indicada em caso de pedra nos rins, hepatite e gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog