::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cozinho, logo penso


A Veja publicou uma reportagem muito interessante sobre a importância do hábito de cozinhar na evolução da espécie humana moderna. O antropólogo Richard Wrangham afirma que o uso do fogo no preparo dos alimentos nos garantiu os nutrientes necessários para o crescimento do cérebro, nos colocando num patamar acima dos chipanzés.


Na nutrição ayurvédica, priorizamos os alimentos cozidos aos crus, principalmente nos períodos em que queremos dar uma ajuda ao nosso sistema digestivo, que anda sempre tão sobrecarregado.

Mas, isso não quer dizer que não recomendamos alimentos crus. Simplesmente há espaço pra todos.

Tenho recomendado aos meus clientes que:

Primeiro, prestem atenção ao que estão consumindo;

Segundo, que não sigam dietas radicais, que proíbem determinados grupos de alimentos ou que restringem demais a dieta (exceto dietas terapêuticas curtas e com acompanhamento).

Precisamos de todos os macro e micro nutrientes. Precisamos de crus e cozidos, frutas e verduras, grãos, carboidratos, gorduras (sim! precisamos muuuito delas), fibras e proteínas. Mesmo sendo uma vegetariana convicta, não acho que todos estejam prontos para essa decisão, mas, recomendo que todos reduzam a ingestão de carne animal diária, priorizando a qualidade e não a quantidade de carne.


Tenho alguns amigos que "pregam" o consumo exclusivo de alimentos crus. Tá bem, eles são muito importante mas, por que o radicalismo? Dá pra conciliar boas porções de frutas e verduras com grãos, massas, proteínas, etc.


A dieta precisa ser colorida, variada, criativa e saborosa. E, acima de tudo, prazerosa!

Aí vai o artigo na íntegra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog