::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

domingo, 4 de outubro de 2009

Temporada de alcachofras

Pra quem só conhece as alcachofras em conserva vendidas em vidros nos supermecados, apresento a versão in natura. Essa foto foi tirada hoje na minha horta em Campos do Jordão.

As alcachofras são doces e adstringentes, com uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem Kapha e Pitta, mas aumentam Vata. Para Vata é preferível consumi-las com manteiga ou limão.

Suas principais propriedades são: alterantes, hemostáticas, diuréticas, purificantes e desintoxicantes. São nutricionalmente ricas em potássio, um excelente alimento para quem sofre de hipertensão arterial, gota, reumatismo e artrite.
Esta planta auxilia na redução de sobrecargas biliares e hepáticas, o que conseqüentemente ajuda o aparelho digestivo no metabolismo das gorduras alimentares. Devido à cinarina, uma substância orgânica que estimula a produção de bílis, a alcachofra é pois um excelente legume para aqueles que têm dificuldades em fazer a digestão. Os estudos (Universidade de Friburg, Alemanha, 1979) indicam ainda que a cinarina ou compostos semelhantes presentes na alcachofra podem ser eficazes na regulação dos níveis de colesterol e também dos triglicéridos no sangue.
A alcachofra faz parte da composição de diversos medicamentos, devido às suas propriedades (colerética e antitóxica) sobre o fígado. Além de cozinhada, a alcachofra pode também tomar-se em infusões, sumo (das folhas) ou cápsulas. É uma planta com múltiplas propriedades terapêuticas. Trata a fadiga e a anemia, equilibra a tiróide e o pâncreas, regula o metabolismo, melhora o apetite, estimula os movimentos peristálticos, é diurética, elimina edemas e dissolve pedras dos rins e da vesícula.
É uma boa fonte de potássio, ácido fólico, fibras e de vários fitonutrientes como a cinarina, a silimarina e a inulina. Devido à inulina, um complexo de hidratos de carbono não digeríveis pelos seres humanos e com um efeito laxante, pode auxiliar no alívio da prisão de ventre. Esta substância aumenta um tipo de bactérias benéficas do intestino, e diminui as nocivas, favorecendo assim uma flora intestinal saudável. Tudo indica que isso pode reduzir o risco de desenvolver cancro do intestino.

Receita de Creme de Alcachofras
Ingredientes
12 fundos de alcachofra picados (750g)
4 col. (sopa) de cebola picada
3 xícaras (chá) de água quente
2 xícaras (chá) de leite desnatado
noz moscada
Sal a gosto
Modo de Preparo
Refogue a cebola em um pouquinho de água e acrescente os fundos de alcachofra. Deixe no fogo por 5 minutos. Coloque a água, o leite desnatado e cozinhe até a alcachofra ficar macia.
Bata no liquidificador e passe na peneira para que a textura fique aveludada.
Tempere com a noz moscada e o sal.
Reaqueça, sem deixar ferver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog