::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Nutrição e doença


"Desde que abandonou a vida primitiva, o homem vem introduzindo na dieta alimentos impróprios à espécie, na suposição de que tais acréscimos não prejudicam o seu organismo. Vem alterando a estrutura química dos alimentos através de vários processamentos, que começam com o cozimento até as modificações mais sofisticadas que pratica modernamente. Promoveu, também, a adição de produtos químicos estranhos (aditivos), a fim de conservar o melhor sabor e a aparência dos alimentos.

Foram mudanças realizadas paulatinamente, sem a consciência de que elas poderiam ser nocivas à saúde. Enquanto o homem modificou intensamente o ambiente, especialmente a alimentação, seu organismo permaneceu praticamente inalterado, procurando tenazmente adaptar-se a essas mutações. Nem sempre o ajustamento homem-ambiente se faz adequadamente. A doença é conseqüência dessa adaptação defeituosa. Saiba que moléstias como reumatismo, colites, epilepsia, doenças mentais, gripe, enfermidades genéticas e congênitas e muitas outras, podem ser o resultado da dieta imprópria e modificada, consumida pelo homem moderno".

Prefácio do livro Nutrição e Doença, de Carlos Eduardo Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog