::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bom apetite x vitalidade

Olá amigos.
Para a Ayurveda, bom apetite (Agni) é sinal de vitalidade. Significa que você trá boa capacidade para digerir bem os alimentos e também as emoções e impressões que precisam ser "processadas" pelo cérebro.
Com a chegada do frio, algumas pessoas podem perder o apetite e com ele parte da sua energia vital.

Aí você vai me perguntar: Mas se o meu apetite for forte eu vou engordar?!
Não necessariamente. A dieta ideal deve equilibrar um bom apetite com a ingestão dos alimentos certos pra você, na quantidade adequada pra você. Isso inclui até uma escapadinha de vez em quando que faz tão bem pra acalmar a ansiedade...


O Gengibre é uma excelente especiaria que pode ser utilizada com o propósite de manter o Agni forte. Aqui vai uma receita fácil e deliciosa:

CONSERVA DE GENGIBRE


1 pedaço de gengibre fresco (100 g)

½ xícara de mel de laranjeira

½ xícara de vinagre de arroz

Descascar o gengibre com a colher e laminar em fatias fininhas.

Cozinhar o gengibre numa panela com água abundante por 20 minutos ou até que esteja cozido à prova. Escorrer bem e colocar imediatamente na mistura do mel e vinagre, misturar e deixar esfriar. Quando estiver completamente frio, levar à geladeira tampado.

Essa conserva pode ser consumida como aperitivo antes das refeições ou adicionada aos vegetais.

Mas, se você sentir qualquer tipo de queimação no estômago, evite consumir gengibre ou consuma com moderação até que conheça o seu limite.
 
Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog