::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ayurveda, os tecidos e as emoções

Por Dr. José Ruguê Ribeiro Junio
Artigo publicado na revista Prana Yoga Journal


Ainda que Vata, Pitta e Kapha em desequilíbrio sejam o fator causal das doenças, os tecidos – Dhatu - são o campo no qual os doshas podem provocar distúrbios e levar ao aparecimento das diversas patologias. Quando os tecidos estão sem capacidade de resistir aos ataques dos doshas e ama, as biotoxinas, eles são chamados dushya – aquele que pode ser danificado.

Assim como no conceito vedico existem sete planos no universo, no ser humano existem sete tecidos, dispostos em ordem de menor para maior sutileza e na seqüência pela qual eles são nutridos. Eles são: o plasma – Rasa, o sangue (parte vermelha) – Rakta, os músculos – Mamsa, a gordura – Meda, os ossos – Ashti, o tecido nervoso e medula óssea – Majja e o tecido reprodutivo – Sukra.

Cada tecido recebe seus nutrientes do tecido anterior. Realiza sua própria digestão e utiliza parte destes nutrientes para suas funções específicas. A parte mais refinada e sutil resultante desta digestão é cedida ao tecido seguinte, que só se alimenta dos produtos da digestão do tecido anterior. O plasma, que é o primeiro tecido, recebe seus nutrientes da digestão geral e o tecido reprodutivo, que é o sétimo, como sublimação de seus nutrientes produz Ojas, a imunidade, a vitalidade geral e a resistência de todos os tecidos.

Este é um magnífico conceito do Ayurveda que traz um grande número de conseqüências práticas para o entendimento da saúde e da doença, da interdependência dos tecidos, dando a entender que a harmonia em quantidade e qualidade de cada um deles é que pode fazer a harmonia do todo e como, o resultado final, Ojas, é o protetor e sustentador de todo o processo.

Ainda que a mente não seja colocada, de modo geral, como um tecido, ela também é considerada física, atômica e mantêm uma extraordinária correlação com os tecidos. O que significa que cada tecido, no seu nível ótimo, vai expressar uma qualidade menta-emocional e, na sua deficiência ou excesso, vai manifestar a deficiência ou excesso daquela qualidade.

O plasma, formado pelo elemento água, expressa Prinana, o prazer pela vida. As deficiências de plasma resultarão em sensação de “secura” mental, desprazer. Os excessos, em apego ao prazer. Obviamente como o plasma inicia o processo de nutrir todos os demais tecidos, sua deficiência vai provocar deficiência dos demais. Isso nos faz entender um dos aspectos das doenças resultantes da falta de prazer pela vida.

O sangue, formado pelo elemento fogo, expressa Jivana, motivação, o sentido da vida, o colorido da vida, tal como o sangue dá cor ao corpo. É o aspecto Pitta da motivação e paixão.

Os músculos, formados pelos elementos terra, água e fogo, expressam Lepana, cobertura. Mamsa vem da raiz sânscrita MAM, que significa manter firme. Promovem a capacidade de ação e trabalho. Quando o tecido muscular é insuficiente, sofremos de carência de coesão e integração de nossa estrutura. No nível psicológico, a boa quantidade e qualidade do tecido muscular promovem coragem, confiança e força. Assim compreendemos como a atrofia muscular que surge da vida sedentária e da tendência de redução da massa muscular com a idade, podem levar à falta de coragem e de auto-confiança, agravando Vata e gerando um ciclo vicioso muito comum e muito prejudicial. Por outro lado, compreendemos também como essa paranóia geral de aumento exagerado da massa muscular pode levar à prepotência, orgulho e vaidade, que também são tão comuns entre os praticantes de atividades físicas e até mesmo entre os praticantes de Yoga, que o vêem como uma prática essencialmente física, ou que consomem a maior parte das suas aulas em ásanas e adoram mostrar sua musculatura bem torneada em posturas exóticas. É um narcisismo generalizado! Certamente Hyranyagarbha, Patanjali, Goraksha, Swatmarama, Vyasa e os demais Sábios do Yoga não o viam desta maneira!

O próximo tecido é o gorduroso, formado pelo elemento água, em estado mais sutil que o plasma. Pobre tecido gorduroso! Hoje ele se transformou no grande vilão! Mas, no Ayurveda, ele tem outra conotação. Sua função é Snehana, palavra que significa, ao mesmo tempo, lubrificar e afeto. Ele lubrifica os músculos, tendões, articulações (líquido sinovial), e o organismo como um todo, inclusive as cordas vocais, promovendo uma voz melodiosa. Ao nível psicológico produz afeto, sentimento de ser amado. Lubrifica a vida, diminuindo os “atritos”. Há, na raiz da obesidade, problemas ligados à afetividade, como é notório, que, se não resolvidos, transformam a obesidade em doença crônica. Por outro lado, as deficiências do tecido gordurosos levam à falta de lubrificação dos tecidos, secura da voz, rigidez, dores e, novamente, distúrbios Vata.

Aqui tona-se mais fácil entender a razão para tantas lesões articulares, tendíneas e musculares que surgem dos dogmas pseudo-científicos de números para a massa muscular e a massa gordurosa, que se tornaram meta obsessivamente perseguidas por alguns e troféus para outros. Inclusive em conversas em festas, regadas com comidas lights e diets, a pergunta fatal - quanto você tem de massa gordurosa? Resposta: Eu tenho 12%, mas pretendo chegar ao nível do meu amigo que tem 4%!!!!! Vejam este conceito: com intenso trabalho para hipertrofiar os músculos, eles consomem os nutrientes que deveriam ser encaminhados aos tecidos seguintes, neste conceito ayurvedico. Assim, o tecido gorduroso reduz, o que é útil de forma moderada. Mas, em excesso, leva à deficiência do tecido gorduroso, com suas conseqüências, como, também, do tecido ósseo, aumentando a incidência de doenças articulares. Se vamos um pouco mais adiante, percebemos que o tecido nervoso também se torna deficiente, propiciando a ansiedade generalizada que permeia essa cultura obsessiva do corpo. Também o tecido reprodutivo tende à deficiência.

Também compreendemos a necessidade de prevenção e cuidados com a terceira idade no sentido de tonificar todos os tecidos, com dieta equilibrada de acordo com a constituição e idade, exercícios físicos e todos os cuidados de saúde.

O tecido ósseo, formado por terra e ar promove Dharana, suporte. Em quantidade suficiente promove estabilidade e segurança. É, essencialmente, um tecido que reserva a energia Vata e muito sensível às suas alterações. Assim, a osteoporose é acompanhada de alterações psicológicas, como sensação de falta de estabilidade e insegurança. Como esta é uma estrada de dupla via, a emoção também afet o tecido. Portanto, insegurança aumenta a possibilidade de osteoporose.

O tecido nervoso, formado pelo elemento água nos dá Purana, sensação de plenitude, de completude, de profundidade, que é o significado da raiz Majj.

O tecido reprodutivo, formado pelo elemento água no estado causal, promove garbha utpadana, a capacidade de manter a vida, através da reprodução. O nome Sukra representa luminosidade, semente e o planeta Venus, que representa o amor. Sua deficiência gera falta de Ojas que promove o contentamento, a paciência, a imunidade, a resistência geral.



Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior


Um comentário:

  1. Mais um excelente artigo que nos convida a pensar sobre os excessos nao só de alimentos, mas de preocupação com o peso e a tabelas de percentual de gordura!. Alia os conceitos de alimento, alma e emoção de forma construtiva e informativa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog