::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ciência da Nutrição – uma herança ancestral

Tive o privilégio de entrar em contato com a ciência pelo caminho oriental. Antes de ser graduanda em Nutrição, sou praticante e eterna estudante de Ayurveda - o sistema tradicional de saúde mais antigo da humanidade.

Em sânscrito, Ayurveda significa Ciência (veda) da vida (ayur). Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional, são os objetivos da Ayurveda que percebe a vida com uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos nossos talentos naturais em direção à felicidade, prosperidade e liberdade.

A Nutrição é uma das especialidades da Ayurveda e os seus princípios fazem parte dos Upavedas, uma ancestral literatura sobre saúde. A longevidade é citada pelo sábio autor Charak Samhita, como resultado da boa saúde, cuja essência é a dieta. De acordo com o autor, somos o resultado da digestão dos alimentos físicos e/ou energéticos que ingerimos. Eles nutrem o funcionamento bioquímico do corpo, fornecendo os substratos necessários para os processos fisiológicos que nutrem a vida. O corpo físico, por sua vez, abriga e dá suporte energético para mente e a consciência.


Os alimentos são considerados fontes generosas de energia vital (prãnã). Quando adequados para o nosso organismo e à nossa potência digestiva (agni), contribuem decisivamente com a nossa saúde e vitalidade. Nosso bem estar geral, compleição, clareza, voz, longevidade, genialidade, felicidade, satisfação, nutrição, força e intelecto são sustentados pelo que digerimos.

Segundo Samhita, a dieta ideal deve considerar aspectos como a quantidade, a variedade, a combinação entre os alimentos, o método de preparação, o tempo (a idade, o momento das refeições, as fases da vida, a sazonalidade), o local (respeitando características regionais e culturais), a potência digestiva e a genética. Na ciência contemporânea esses mesmos princípios dietéticos são propostos pelo respeitado autor Pedro Escudeiro, que se refere à quantidade, qualidade, harmonia e adequação da dieta.

Além dos aspectos técnicos, pela Ayurveda, a escolha da dieta deve ser sustentável, baseada no conceito de não-violência e compaixão pelos seres vivos, com ênfase no auto-cuidado. É preciso considerar que a escolha da dieta não envolve apenas o comensal e a sua saúde individual, mas, engloba aspectos como o ambiente, o solo, o sol, a chuva, o trabalho de quem planta e colhe, transporta, prepara, além do consumo de recursos utilizados do planeta para a produção dos alimentos.

O alimento é o fruto da vida. A nossa vitalidade e longevidade dependem da relação estabelecida com a nossa dieta individual e coletiva.  Ser Nutricionista, no passado e no presente (e, provavelmente, no futuro) é decifrar a interação dos alimentos com o nosso organismo e despertar nos indivíduos a consciência de que uma dieta ética e saudável tornará a vida mais pacífica, saborosa e cheia de vitalidade.

 Referências

GUPTA. Biogenic secrets of food in Ayurveda. Chaukhamba Sanskrit Pratishthan. Delhi, 1999.









3 comentários:

  1. que texto lindo, profundo e cheio de sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida. A sua opinião é sempre bem vinda. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente precisamos estar atentas aos efeitos do microondas!
    muito útil!
    Marília

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog