::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

sábado, 10 de março de 2012

Annapoorna – a Deusa hindu da nutrição e fertilidade

Acabei de ganhar de um amigo precioso essa lindíssima murti (estátua) da Deusa Annapurna. Faz algum tempo que estou a procura dessa deidade e ele fez a gentileza de me enviá-la da Índia. Desde que me encantei pela nutrição, ficava imaginando que, em se tratando de assuntos tão sagrados, os alimentos e a agricultura seriam protegidos e representados por um deidade especial.

Os alimentos e a forma como nos alimentamos estão relacionados com a nossa vitalidade. A nossa potência digestiva determina a forma como vamos digerir os alimentos e também as percepções, pensamentos e emoções. Ao nos nutrirmos, estamos construindo o suporte para a nossa alma se expressar. Os aspectos mais sutis e delicados do nosso ser se manifestam através das nossas emoções, do olhar, das palavras e ações. Toda essa complexa rede de energias e substâncias depende da nutrição.

Percebo a minha cozinha como um templo sagrado e é lá onde a Deusa vai morar.  Que a presença da murti nos relembre todos os dias da importância desse lugar, da responsabilidade de cozinhar e da bênção de podermos nos alimentar. Que essa lembrança fortaleça a nossa consciência, compaixão e gratidão. Que ela nutra o nosso ideal de viver em harmonia e servir a todos os seres.

Compartilho aqui um breve histórico da Annapurna Devi.

Annapurna ou Annapoorna é a deusa hindu da nutrição e da agricultura.  Anna significa alimentos e grãos.  Purna significa total, completo e perfeito.  Ela é uma das forma ou aspectos de Parvati (a Deusa do poder – Shakti), a consorte de Shiva .  Ela é a Mãe Divina, adorada como a manifestação de todas as coisas materiais, incluindo alimentação. A deusa  é dotada da habilidade de fornecer alimentos para uma quantidade ilimitada de pessoas e está relacionada à fertilidade, nutrição, abundância, agricultura, e prosperidade.

Os hindus contam que o Senhor Shiva havia perdido o tridente, serpente e sua tigela de esmolas para a deusa Parvati em um jogo de dados.  Humilhado por sua perda, ele vagou pelas florestas até que o Senhor Vishnu apareceu para consolá-lo e o aconselhou a jogar novamente com a sua esposa para ganhar de volta tudo o que ele havia perdido no jogo.  O Senhor Shiva voltou, jogou mais uma vez e reconquistou os seus pertences.
A Deusa Parvati ficou desconfiada da súbita vitória e proclamou que o Senhor Shiva a tinha enganado neste jogo.  Travou-se uma discussão filosófica e Shiva declarou que o mundo é uma ilusão e que a comida é uma parte dessa ilusão chamada maya.  A Mãe Divina - adorada como a manifestação de todas as coisas materiais, incluindo alimentação, ficou com raiva e declarou que, se os alimentos são ilusão, ela também é uma ilusão. Para demonstrar a importância da manifestação de tudo que é material, ela desapareceu do mundo, tornando a Terra árida e estéril.  Não havia comida em qualquer lugar e todos os seres sofreram as dores da fome. A esta altura o Senhor Shiva percebeu que ele é incompleto sem Shakti e que a comida não pode ser uma ilusão, pois todos nesta terra, incluindo demônios e deuses necessitam dela. 
Vendo os seus filhos sofrerem de fome, a Deusa Parvati, cheia de compaixão, reapareceu em Kashi (Varanasi) e trouxe os alimentos de volta ao mundo.  Ao saber do seu retorno, Shiva correu para ela e apresentou sua tigela de esmolas, dizendo: "Agora eu percebo que o mundo material, como o espírito, não pode ser descartado como uma ilusão."  Parvati sorriu e alimentou Shiva com suas próprias mãos.

O Senhor Shiva reconheceu que a comida não era uma mera ilusão, mas uma forma vital que nutre o corpo de todos para que Atma (alma) possa existir nele.  Desde então, a Deusa Parvati é adorada como Annapurna Devi – a Deusa da alimentação.

Annapurna é a deusa da cidade de Kashi (conhecida atualmente como Varanasi , UP, Índia).  Kasi também é conhecida como a Cidade das Luzes.  O templo mais conhecido dedicado à deusa Annapurna é em Varanasi , UP, na Índia.  Adjacente ao Santuário da Deusa é o Templo Kasi Viswanath.  Os dois estão separados por apenas alguns metros.  Annapurna é considerada a rainha de Varanasi ao lado do marido Vishweshwar (Shiva), o Rei de Varanasi.
No templo, no meio-dia, são oferecidos alimentos para a Deusa. Durante o Outono, Navaratri, os alimentos sãoé distribuídos numa escala maior. O outro templo famoso é o Annapoorneshwari , situado em Horanadu nos Gates Ocidentais de Karnataka , onde as orações da noite são realizadas após os devotos serem alimentados.

Annapurna tem muitos nomes.  Ela é descrita como:
•  Ela, que é total, completa e perfeita
•  Ela, que dá nutrição
•  Ela que é a força de Shiva
•  Ela, que é a concedente do conhecimento
•  Ela, que tira todo o medo
•  Ela, que é o bem-estar Supremo
•  Ela, que manifesta a verdade e a eficiência
•  Ela, que está além de Maya
•  Ela que é a causa da criação e dissolução
•  Ela que é adi Sakthi
Fisicamente, o Annapurna é descrita segurando uma concha dourada, adornada com vários tipos de jóias na mão direita e um vaso cheio de mingau delicioso na mão esquerda.  Ela está sentada em um trono.  Em algumas representações, Senhor Shiva é mostrado de pé à sua direita com uma tigela de esmolas, implorando por esmolas.
Diz-se que ela não come um pedaço a menos que todos os seus devotos sejam alimentados em seu templo.
Annapoorna Devi é adorada através da recitação de seus nomes. O Sri Annapurna Ashtakam composto por Shankaracharya é cantado por vários hindus devotos em todo o mundo como uma oração para a nutrição, a sabedoria, e a renúncia.  Antes de compartilhar qualquer alimento, os hindus cantam a seguinte oração:
 "Oh Annapurna, que está sempre cheia, completa e perfeita. Amada energia do Senhor Shiva, para alcançar a perfeição em sabedoria e renúncia, me dê esmola, Parvati. Minha mãe é Deusa Parvati, meu pai é o Senhor Supremo Maheswara (Shiva).  Meus parentes são os devotos do Senhor Shiva, e os três mundos são a minha Pátria. "
 O Annapurna Vrat Katha contendo histórias de seus devotos também é recitado por seus devotos.
O Shri Mantra para Annapurna é:
 OM HRIM SHRIM KLIM NAMO BAGHAVATI MAHESHVARI ANAPURNE SVAHA

Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog