::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Jejum ayurvedico


Hoje comemora-se o MAHASHIVRATRI ou o casamento de Shiva com Parvati. É feriado na Índia e todo o país está em festa, principalmente Rishikesh e Varanasi onde um grande Puja será realizado com a presença de 150 mestres espirituais durante 12 horas non-stop. O nosso grupo de brasileiros, liderado pelo Dr. Ruguê, está em Varanasi acompanhando esse evento que será televisionado. Eu estou em Pune no estado da Maharastra.

É tradição que se faça jejum nesse dia e eu resolvi aderir à prática quando percebi que o termômetro marcaria 34º.

A Ayurveda recomenda que se faça jejum periodicamente. Essa prática promove um alívio pro nosso workaholic sistema digestivo e ajuda o organismo a eliminar toxinas, auxiliando a limpeza do plasma, sangue e tecido gorduroso.
O sistema digestivo tem aproximadamente 9 m da boca até o ânus e o processo completo de digestão pode levar até 20 h. Como fazemos várias refeições por dia, o trabalho é ininterrupto.
Mas o jejum ayurvedico, na verdade, é uma monodieta. Não é saudável ficar longos períodos sem se alimentar. O cardápio simplificado deve respeitar a constituição individual (Doshas) e ser de fácil digestão como: sopa de legumes com temperos digestivos, sucos verdes com gengibre, água de coco, suco de romã, mingau de aveia (com água e cardamomo), Kichadi, Lassi e chás. Quanto menos variedade de ingredientes, mais fácil será a digestão. É importante beber líquidos, mas, adicionando temperos digestivos.

Os tipos predominantemente Vata podem fazer monodieta durante 1 dia por mês, os Pitta a cada quinzena e os Kapha a cada semana.

Para que o seu programa de monodieta seja mais seguro, consulte um terapeuta ou nutricionista ayurvedico. Ele poderá ajudá-lo a avaliar a intensidade da dieta e a escolher o melhor cardápio pra sua constituição.
Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog