::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carro velho pra que?


Quem já teve um carro sabe que, mesmo com toda a tecnologia disponível hoje em dia, são necessários alguns cuidados.

É adequado abastecer com gasolina de boa procedência, fazer limpeza interna e externa, polimento, o motor precisa de óleo lubrificante, e, se ele ficar um longo período parado na garagem, é provável que se tenha uma surpresa com a bateria “arriada”. Usa-se aditivo na gasolina, faz-se alinhamento, balanceamento, e por aí vai.
Todo ano a indústria lança novos modelos ou atualiza as versões dos mais existentes e ficamos sonhando em trocar o modelo antigo por um novo o mais rápido possível.

Mas, imagine se não fosse possível trocar de carro. Se ao nascer tivéssemos que escolher um carro e ficar com ele pro resto da nossa vida...

O nosso corpo é o nosso veículo. É nele que mora a nossa mente, a nossa alma e é através dele que temos as experiências sensoriais pelo tato, visão, audição, paladar e olfato. Sem falar nas experiências psíquicas, sonhos, etc.

Por que será que nos relacionamentos com a nossa ferramenta principal de forma tão descuidada?

Comemos e bebemos demais, dormimos de menos, nos estressamos demais, fumamos, ingerimos álcool em excesso, aspiramos poluição demais, consumimos produtos químicos sem ler os rótulos, somos sedentários.

A expectativa média de vida do brasileiro é de 68 anos para homens e 75 anos para mulheres e sabe-se que a longevidade está relacionada mais a fatores ambientais (65%) do que a genéticos (35%).

É bastante tempo pra empurrar um carro velho. Ou pior, o seu carro pode enguiçar muito antes do previsto...

A boa notícia é que 65% dos fatores que afetam a sua “produtividade” estão ao seu alcance. Se manter jovem, bonito e saudável aos 30, 40, 50, 60 e 70 é uma decisão sua.

A Ayurveda entra aqui. O seu objetivo principal é a longevidade com saúde. É o famoso “morrer de velho”.

Depois de avaliar a sua composição energética (Prakritti ou Doshas), o terapeuta traça um “plano de saúde” individual, personalizado e natural. O foco das terapias é o alívio de energias acumuladas nos tecidos e órgão, que restabelece o equilíbrio do organismo de dentro pra fora. E eu costumo dizer que, de brinde, você emagrece e fica mais bonito - naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog