Os indianos são muito curiosos e simpáticos. Eles adoram conversar e são capazes de perguntar quanto você ganha, de abrir uma coisa sua e de provar da sua comida. Se você conseguir relaxar, vai achá-los engraçadíssimos!
Eles adoram os brasileiros e até conheci um comerciante que batizou o filho de Santos por causa de uma visita do Pelé há não sei quantos anos atrás e tem uma bandeirinha do time pendurada na loja...
A gente se comunica em mímica e “indianês”(eles sabem o vocabulário e a gramática de inglês, mas, a pronúncia é um desastre...falam como se lê em português).
Mas, ao contrário do que a gente pensa, só os indianos das classes mais alta falam inglês. A população em geral fala um dialeto local (Hindi ou Marathi, aqui em Pune).
Pune não é uma cidade turística. É uma cidade grande e um centro universitário onde se pode estudar de tudo. Logo, turistas são raros por aqui exceto na região do Resort do Osho (que é praticamente um oásis freqüentado por seres das espécies mais esquisitas).
Eu sou uma gringa branquela e desengonçada pra eles, que não conseguem evitar me olhar descaradamente! Eu me sinto como uma girafa andando na Av. Paulista... Tentei me vestir de indiana mas a coisa ficou mais desconjuntada ainda.
Mas tem uma categoria em especial que nunca tá nessa vibe – os motoristas de rikshaw. E eu não entendia bem por que só eles não são simpáticos e brincalhões (ok, se eu trabalhasse nesse calor escaldante, nesse trânsito enlouquecido com essa poluição inimaginável também seria mal humorada). Até que ontem o motorista se perdeu e eu tive que ligar pra minha mãe indiana e pedir ajuda pelo meu celular indiano.
Aí eu saquei. Eles não falam 1 palavra em inglês...nem o basiquinho. Então, eu vou falar Hindi!
E não é que funcionou?...Toda vez que acaba a corrida eu falo – DHANYAWAAD - e eles sorriem pra mim! Simples assim, que nem mágica (ah, e não me cobram a mais pela corrida).
DHANYAWAAD quer dizer – obrigada. Essa expressão existe em qualquer língua e leva 1 segundo pra ser pronunciada.
Experimente e observe. Ser humano é ser humano em qualquer canto do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário