Se você caiu de amores pela cultura indiana e pretende desembarcar por aqui, precisa saber alguns detalhes sobre essa trip.
Cuidado com passagens aéreas promocionais com bagagem restrita porque, definitivamente, você vai comprar um monte de tranqueiras;
Não chegue à noite. É provável que você precise comprar pepel higiênico, sabão em pó, vassoura (difícil de achar) e fazer uma faxina no seu banheiro. Fazer isso à noite depois de 30 horas de viagem é um tanto sacrificante.
Pesquise o clima no período da sua estadia. A temperatura aqui pode variar entre 48º. e alguma coisa abaixo de zero.
Evite fazer roteiros pinga-pinga (tipo 2 dias em cada cidade). Se locomover aqui é um pouco complicado. De carro, a proporção é de 3 h para cada 100 km. Se você vai visitar uma praia a 250 km de onde está, vai levar algo em torno de 9 h...Se você for cardíaco, não viaje de carro. Os motoristas são enlouquecidos (it’s a joke, but ,it’s true).
O calor pode ser muito desgastante, mas, pior do que ele é a secura. 34º. não é tão quente assim (a carioca pensando) mas, a umidade do ar fica em torno de 12% e a poluição é visível (literalmente). A pele e as mucosas ressecam rapidamente. Os olhos começam a arder, o nariz sangra, o cabelo e pele ficam um lixo. Nesse caso, beba muita água (mineral pelamordedeus), aplique óleo no corpo todo, inclusive nas narinas. O óleo de coco local é muito bom e é rapidamente absorvido pela pele. Use colírios ayurvedicos e óculos, sempre que puder. Pra dormir, aplique óleo de coco nas solas dos pés e faça uma massagem rapidinha sempre no sentido do calcanhar pras pontas dos dedos (nesse horário nunca esfregue ou faça movimentos circulares). Esse truque funciona bem no frio com óleo de gergelim puro. Também aplique 2 gotas de óleo de gergelim, coco ou ghee nas narinas. Coloque uma toalha molhada na sua cabeceira ou um balde com água ao lado da cama (todo banheiro aqui tem um balde).
Três dias aqui foram suficientes pra me convencer a vestrir burka ao andar de rikshaw. Isso preserva bem a pele e o cabelo e você não fica comendo poeira no trânsito looooouco. Ah, e também evita que os passantes curiosos enfiem a cabeça dentro do seu rikrshwa pra ver as girafas extraterrestres!
Motoristas de rikshaw não falam inglês. Tenha o seu endereço escrito em língua local.
Na foto somos eu (de roxo e verde) e a minha companheira Juliana que chegou há 2 dias e vai ficar hospedada na casa da minha família indiana. Ter uma mãe indiana faz toda a diferença. Mas esse assunto fica pra outro post.
Namaste e boa viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário