::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 4 de março de 2009

Água de beber

Percebi que aqui em Pune as minhas unhas estão crescendo 3 vezes mais do que quando eu estava em Rishikesh. Aqui o clima é quente e seco e bebo, em média por dia, 3 litros de água pura. Em Rishikesh o clima era frio e um pouco úmido, então, eu quase não bebia água.

A explicação ayurvedica é:
A água é a amálgama de toda matéria. Mesmo pra fazer um simples cinzeiro de barro na aula do primário, você pode usar a melhor argila do mundo que, sem água, ela não cola.
A função energética da água é "dar liga" à estrutura do corpo. E os tecidos responsáveis pela nossa estrutura são os músculos e os ossos.
O tecido secundário dos músculos é a pele.
O tecido secundário dos ossos são os dentes e os tecidos residuais são o cabelo e as unhas.

Logo, beber muita água fortalece especialmente a pele, os dentes, unhas, músculos e ossos.

Mas, um dos conceitos primários da Ayurveda diz:
Tudo o que ingerimos pode se transformar em néctar ou veneno de acordo com a quantidade.

Então, as regras básicas para ingerir água de forma eficiente são:
Nunca beber água gelada;
Beber, de 1 a 1,5 l por dia (observando o clima, a constituição individual e a sede);
Nunca beber logo após as refeições (apenas uma pequena quantidade em temperatura ambiente durante a digestão);
Beber pequenos goles de água em temperatura ambiente durante o dia (2 h após as refeições).


Se você me perguntar a razão científica pra tudo isso vou responder: não sei, só sei que foi assim.


Vale experimentar e observar. Esse conceito está definido há aproximadamente 6.000 anos.
Eu fiquei bem satisfeita com a minha experiência.


Namaskar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog