::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

domingo, 12 de abril de 2009

Irresisítivel tentação




Deixe-me adivinhar: você exagerou no consumo de chocolate nos últimos dias.

Não é a toa que essa iguaria consumida pelos humanos desde 900 AC, é considerada um alimento “dos Deuses”. A ciência tem comprovado que o chocolate atua diretamente no cérebro causando uma sensação poderosa de prazer, comparável ao uso de marijuana. (leia mais em http://www.scienceinschool.org/2006/issue2/chocchemistry/portuguese).
Para a Ayurveda o chocolate é picante e amargo, e tem um efeito pós-digestivo picante. Ele é estimulante, calmante para as emoções e afrodisíaco. Também é pesado para a digestão, untuoso e quente. Isso quer dizer que, em dose moderada, ele abre a mente e os sentidos, podendo reduzir a tensão muscular e as dores nervosas.
O problema é que o chocolate ao leite, mais comumente consumido, é “enriquecido” com muita gordura, leite, açúcar e recheios também gordurosos e doces. O que agrava ainda mais os seus atributos pesado, untuoso e quente – combinação que afeta direta e negativamente a qualidade do sangue.
Em excesso, o seu consumo agravará as energias Pitta e Kapha sob o ponto de vista físico e Vata sob o aspecto mental, causando acúmulo de gordura e calor no organismo e excesso de movimento à mente. Isso se reflete não só no aumento de peso, mas, em obstrução dos canais, doenças de pele, retenção de líquido, sensação de queimação e agravação de doenças nervosas.
Para aliviar os efeitos colaterais, pode-se praticar uma dieta que ajude a limpar o sangue com ingestão de fibras, grãos, frutas doces, folhas verdes e chás adstringentes. A meditação e os exercícios de Pranayãma ajudarão a manter a mente calma. A prática de exercícios é recomendada tanto pelo aspecto físico quanto pelo mental.
Lembre-se de não misturar frutas com outros alimentos, adicionar algum tipo de óleo ou azeite às saladas, adicionar especiarias digestivas aos grãos (como cominho, louro e assafétida) e não adicionar adoçante aos chás (se necessário, use um pouco de mel ou açúcar mascavo).
Beba água em temperatura ambiente e receba massagens, de preferência seguidas por alguns minutos de sauna a vapor.
Dica de chá
Dente-de-leão, hibiscus, maçã desidratada e cardamomo a gosto.
Ferva a água, adicione os ingredientes e tampe. Desligue o fogo e deixe o líquido descansar tampado por 5 minutos.
Se necessário, adicione um pouco de mel (se for Pitta ou Kapha) ou açúcar mascavo (se for Vata). Abasteça uma garrafa térmica e tome morno durante o dia em pequenos goles.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog