::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 28 de maio de 2009

31 de Maio, Dia Mundial da luta contra o tabagismo

Para a Ayurveda, o hábito de fumar está relacionado à busca de prazer e à sensação equivocada de alívio do cansaço.

“As drogas acionam o sistema de recompensa do cérebro, uma área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo. Isso vale para todos os tipos de prazer - temperatura agradável, emoção gratificante, alimentação, sexo - e desempenha função importante para a preservação da espécie.Evolutivamente o homem criou essa área de recompensa e é nela que as drogas interferem. Por uma espécie de curto circuito, elas provocam uma ilusão química de prazer que induz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente. Com a repetição do consumo, perdem o significado todas as fontes naturais de prazer e só interessa o prazer imediato propiciado pela droga, mesmo que isso comprometa e ameace sua vida”. (*)

Um programa natural antitabagismo deve redesenhar gradativamente a rotina do ex-fumante, de forma que ele obtenha naturalmente mais energia e prazer. Recomenda-se um conjunto de atividades terapêuticas para substituir o hábito de fumar por hábitos saudáveis:

Acordar cedo, com o nascer do sol;
Fazer a higiene, raspar bem a língua e massageá-la com óleo, fazer gargarejo (a língua é um órgão dos sentidos);
Fazer a limpeza dos seios da face com Jala Neti (técnica do Yoga) ou aplicar gotas de óleo nas narinas (Nasya, técnica ayurvédica);
Em jejum, tomar uma xícara de chá morno de limão com mel ou açúcar mascavo;
Se exercitar (caminhada de 30 min) aspirando ar puro, de preferência;
Fazer Pranayamas (exercícios respiratórios do Yoga);
Ingerir frutas ou vegetais (sucos verdes, caldos) que alcalinizem o corpo;
Fazer monodieta (com acompanhamento terapêutico);
Ingerir ervas depurativas do sangue;
Se submeter a massagens seguidas de sauna (relaxantes e desintoxicantes);
Se submeter à terapia purgativa (limpeza do sangue e do sistema digestivo);
Aspirar fumaça terapêutica (incensos medicinais) ou fumar Narguilé (com ervas medicinais) com acompanhamento terapêutico;
Aromateria;
Praticar Yoga e meditação;
Praticar atividades ocupacionais prazerosas.

A alimentação deve ser redesenhada de acordo com a constituição energética (ou Dosha) do ex-fumante e ser composta por alimentos alcalinos (60%) e ácidos (40%):

Ácidos
Cereais
Arroz, trigo
Proteínas
Óleos
Lentilhas e grãos

Alcalinos
Frutas
Vegetais
Leite fresco
Germinados
Ghee

A fumaça tóxica
A respiração é a função mais urgente do nosso complexo organismo. Você poderia passar dias sem comer ou beber, mas, cinco minutos sem respirar são suficientes para dar um curto circuito irremediável no seu cérebro.
Os pulmões são os órgãos mais sensíveis do corpo pois estão expostos ao meio externo através da respiração. O ar é inspirado pelas narinas e segue direto para os pulmões. Os alvéolos fazem a troca de oxigênio fresco pelo gás carbônico viciado que recebe através do sangue venoso. O oxigênio fresco circula pela corrente sangüínea levando prana (energia vital) pra todas as células do corpo e para o cérebro.
A expectativa do corpo é de obter prana (energia vital) através da respiração e não material tóxico. Quando isso acontece, ele tenta se defender expulsando os corpos estranhos (cigarros, poluição, e até incensos de má qualidade).

Quando se aspira fumaça tóxica, ela age como mágica com efeito imediato em todo o organismo, principalmente no cérebro. Mas os efeitos colaterais são muitos: os resíduos da fumaça grudam nos alvéolos atrapalhando a troca natural de CO2 por O2 durante a respiração (formando carcinomas). Como se trata de um corpo estranho, o organismo reage tentando eliminá-lo. Parte desses resíduos gruda nas paredes dos pulmões e algumas partículas circularão por todo o organismo através da corrente sangüínea. O sangue, ácido e intoxicado, contamina o corpo desde o dedão do pé até o último fio de cabelo.

O sistema nervoso é afetado atrapalhando a digestão e o movimento peristáltico, gerando constipação. O PH do sangue é alterado e ele fica demasiadamente ácido, sobrecarregando o fígado e os rins no processo de filtragem de toxinas. Também pode surgir tosse (resposta do corpo tentando expulsar os corpos estranhos do aparelho respiratório), carcinoma, pupilas dilatadas, hipertensão, problemas no fígado, cansaço, problemas Pitta, problemas nos rins, secura, câncer na boca e no sistema respiratório, etc.

Recomendo a leitura dos artigos sobre tabagismo do site do Dr. Dráuzio Varella http://drauziovarella.ig.com.br/busca/search.asp?mode=allwords&search=Cigarro%20Depend%EAncia%20Qu%EDmica

(*)Ronaldo Laranjeira é médico psiquiatra, coordena a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e é PhD em Dependência Química na Inglaterra.

Marise Berg
Terapeuta Ayurvédica da Clínica Cítara Saúde, SP, com supervisão do Dr. M. L. Maurya do Vishwanath Panchakarma Centre, Rishikeshi, Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog