::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

domingo, 21 de junho de 2009

Moderação - o mantra da boa alimentação


Alimentação saudável foi o tema desse fim de semana no Suddha Sabha. O casal indiano Dra. Sunanda e Dr. Ranade ensinaram, para mais de 70 pessoas, os benefícios de uma alimentação equilibrada de acordo com as características individuais, clima, estação do ano, local e também de acordo com doenças específicas.

Resumindo toda a matéria abordada por eles, a moral da estória é: tudo o que ingerimos pode ter efeito de néctar ou veneno pro nosso organismo, dependendo da quantidade consumida.

Pra Ayurveda somos o que ingerimos, digerimos e eliminamos e todas as doenças são desenvolvidas a partir do acúmulo de biotoxinas formadas pela má digestão (inclusive emocional). O processo de formação de doenças é gradativo e previsível.
Você não acorda um dia com hipertensão ou obesidade. Leva-se tempo, às vezes anos, pra acumular substâncias nocivas dentro do organismo de forma que esse acúmulo se agrave e circule, culminando numa doença.
O nosso organismo emite muitos sinais. Ser inteligente é usar os sentidos e a intuição pra adequar o seu estilo de vida ao que é saudável pra sua individualidade, ao que lhe cai bem. São muitas as opções. Ninguém precisa viver privado de prazer pra ser saudável.
Tá bem que você adora sorvete, mas, precisa comer todo santo dia e logo depois do almoço? E o café? Me diga se alguém em sã consciência pode tomar 8 doses de café num dia e achar que não terá efeitos colaterais?
Isso se chama preguiça (ou negligência consigo mesmo). É preciso ser criativo e desenvolver maneiras saudáveis, mas não óbvias, de obter prazer no dia a dia.
Se o cafezinho te causa gases, substitua um chá de hortelã com cardamomo e gengibre. Se chocolate te causa espinhas (apesar de nenhum estudo científico conseguir provar essa relação), reduza a quantidade ou evite-o por algum tempo. Se queijo amarelo te provoca náuseas e muco, faca o seu cottage caseiro e tempere com um azeite grego e especiarias frescas.
Se a sua rotina for balanceada, um excessozinho de vez em quando vai ser perfeitamente perdoável.

Ah, na foto somos eu e a Dra. Sunanda "querida" Ranade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog