::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E por falar em coração: você está cuidando bem do seu?



De acordo com a Ayurveda, o coração é a sede de Ojas (vitalidade), Prãna (energia vital) e da mente (parte se localiza no cérebro e parte no coração). Esse é o órgão mais vital de todos. De fato, uma pessoa é tão velha quanto é o seu coração. Por isso, devemos tomar tanto cuidado com esse precioso órgão.


Pra manter o coração saudável, é imprescindível cuidar da pressão sangüínea, os níveis de colesterol e triglicérides, além de amenizar os efeitos do estresse. Charaka, o sábio ancião que compilou os primeiros tratados da Ayurveda, há mais de 2.600 anos, deu as seguintes orientações sobre a saúde do coração:

“Quem deseja proteger o seu coração, o sistema circulatório e a sua essência vital, deveria evitar os fatores causadores de estresse e instabilidade. Devem-se adotar regularmente medidas para limpar o sangue, o sistema circulatório, melhorar o conhecimento e praticar a calma da mente.

A não-violência é a melhor prática de suporte à saúde e conservação do Prãna (energia vital). Controlar os órgãos dos sentidos é a melhor maneira de alcançar felicidade e o prazer real. A prática adequada de sexo também contribui para a saúde do coração”.

Como o coração é a raiz, onde está armazenada a vitalidade que é enviada para todo o organismo através da circulação, ele é o membro central que suporta toda a “casa”.

DICAS PREVENTIVAS
Manter o estresse sob controle;

Manter uma dieta saudável;

Praticar exercícios vigorosos regularmente (não competitivos);

Praticar meditação de compaixão e de unidade para manter a mente num estado tranqüilo, de 10 a 20 minutos diariamente;

Praticar exercícios de respiração como o Ujjayi Pranayama;

Praticar diariamente posturas de Yoga como o Surya Namaskar (saudação ao sol), de 6 a 12 ciclos completos. Esse exercício ajuda a fortalecer o coração e prevenir ataques cardíacos;

Para as mulheres, recomenda-se não utilizar métodos contraceptivos inibidores de menstruação;

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Os pesquisadores concordam que a causa principal das doenças cardíacas é a alimentação dos tempos modernos, uma condição patológica própria do homem civilizado.

A dieta ideal para prevenir doenças no coração também depende da avaliação individual, mas, alguns aspectos são comuns:

 Ingerir pouca gordura saturada, pouca proteína animal e muitas fibras vegetais;

 Ingerir grãos integrais, fibras solúveis (frutas e verduras) e fibras insolúveis (abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alho poro, aspargos, banana dágua, bertalha, brócolis, caju, carambola, chicória, cogumelos , couve-flor, espinafre, goiaba, jatobá, jiló, morangos, palmito, pimentão, quiabo, taioba, tomate e vagem); e alimentos antioxidantes (como a cenoura, a moranga, espinafre, alcachofras, soja, uvas, frutas avermehadas) e ricos em vitamina E como as hortaliças folhosas verdes e castanhas;

 Evitar produtos industrializados, embutidos, enlatados;

 Reduzir o sal e o açúcar;

 Ingerir líquidos adequadamente. O chá verde é antioxidante, porém, estimulante. Ele deve ser consumido com moderação e não combinado com as refeições;

 Evitar ingerir café ou cafeína excessivamente, cigarro e drogas estimulantes;

 Evitar alimentos excessivamente condimentados, ácidos, pimentas e fermentados;

 Alguns alimentos são muito úteis na redução do colesterol, como: Aveia, milho, maçãs, painço, frutas e verduras frescas.

 As especiarias mais acessíveis e eficazes na proteção do coração são universalmente aceitas: o gengibre (fortalece a circulação) e o alho (reduz colesterol, é descongestionante e fortalece a circulação).

 O açafrão-da-terra (cúrcuma) também é recomendado por ser emenagogo, tônico do sangue, colagogo, alterativo, antiinflamatório e antioxidante.

 Na Índia, usa-se a Arjuna (Terminalia Arjuna-Cortex) especificamente para proteger o coração. Trata-se da casca de uma árvore com propriedades cardioprotetoras, cardiotônicas, hipolipidêmicas, hepatoprotetoras, alterativas e diuréticas.



DICAS PRA COMBATER O ESTRESSE

 O Yoga é uma das principais ferramentas no combate aos efeitos do estresse porque trabalha acalmando e regularizando a mente;

 Toda doença começa com a influência de um fator causal. É fundamental descubrir o fator e fazê-lo parar de influenciar de forma negativa;

 Receber massagens, terapias corporais (programas de *Shirodhara e *Hiridi Basti associados com *Abhyianga), banhos de imersão, aromaterapia, etc;

 Sorrir é o melhor remédio, mas, às vezes é necessário se permitir chorar para aliviar as emoções acumuladas;

 Para repor a energia gasta durante o dia, é necessário dormir adequadamente (em quantidade de horas e em qualidade de sono);

 Praticar meditação e respiração consciente nos momentos em que a tensão começar a se instalar;

 Substituir os pensamentos negativos por positivos;

 Evitar trabalhar excessivamente e buscar um trabalho que lhe traga satisfação pessoal e não somente recompensa financeira. Se você ama o seu trabalho, ele não vai te causar estresse;

 Cultivar a fé;

A Ayurveda entende que, entre os fatores da longevidade, 35% estão relacionados a fatores genéticos e congênitos e os outros 65% estão relacionados aos hábitos regulares e à nutrição. Portanto, a nossa saúde depende das nossas escolhas.

Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog