::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

sexta-feira, 30 de março de 2012

Vamos celebrar?

 Mata Annapurna Pooja (31/03/2012, sábado)

Amanhã os hindus celebrarão o Mata Annapurna Pooja, o festival em homenagem à Annapurna – a deusa da nutrição e fertilidade. Ela é o aspecto da Mãe Natureza que nutre a todos os seres e nos e prepara para a auto-realização.

Essa data é celebrada pelas mulheres que preparam rituais como forma de expressão de gratidão pelos alimentos, pela prosperidade e saúde, pelo sucesso matrimonial e para o bom desenvolvimento das crianças.  Algumas praticam o jejum, outras oferecem alimentos para os necessitados e para meninas maiores que 10 anos, e a maioria recita os mantras em homenagem à Deusa. Nos altares, são oferecidos flores, doces e leite.

Há uma antiga tradição relacionada ao casamento em que a mãe da noiva a presenteia com uma estátua da Anapurna quando a sua filha se casa, para que a Deusa a proteja e nunca deixe faltar alimentos na casa do futuro marido.

Os alimentos nutrem o funcionamento bioquímico do nosso corpo que é o nosso templo – o instrumento de expressão dos talentos da nossa alma. Quando penso nessa oportunidade de celebrar a Nutrição em todos os seus aspectos, me lembro do ditado: ”a atenção intensifica e a intensão constrói”.

Preparar um ritual em gratidão à Annapurna Devi é uma oportunidade de direcionar a atenção para a fertilidade, a abundância e a prosperidade.
Celebrar é necessário e natural. Ritualizar é uma oportunidade para intensificar os desejos e as ações. A gratidão é uma emoção que deriva de um pensamento, e pensamentos podem ser conduzidos para a beleza, para o sagrado, o exuberante e o criativo. 

Os rituais são instrumento para fazer com que os desejos individuais abram espaço para os sonhos coletivos.

Que a Deus Annapurna, com a sua infinita compaixão e generosidade, nos traga abundância, fertilidade e prosperidade. Que a consciência desse arquétipo nos inspire a ter uma alimentação digna, que preserve a nossa integridade e os recursos naturais do planeta. Que ela abençoe os nossos alimentos e as pessoas que amorosamente os preparam. Namaste.

OM HRIM SHRIM KLIM NAMO BAGHAVATI MAHESHVARI ANAPURNE SVAHA


Saiba mais em Annapoorna Devi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog