::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

sábado, 9 de janeiro de 2010

Especiarias refrescantes para o verão


No verão o apetite pode ficar enfraquecido e inconstante como efeito do excesso de calor. Para amenizar esse efeito, podemos usar especiarias refrescantes no preparo dos alimentos e sucos.


Dentre as mais tradicionais temos o suco de Aloe Vera, o capim limão, a erva-doce, a hortelã, a romã e as rosas, mas, para a Ayurveda, a mais refrescante de todas é o Coentro (Coriandrum Sativum).

As folhas frescas ou secas são usadas largamente aqui no Brasil nos pratos com peixes, mas, se você fez careta porque detesta o sabor das folhas frescas, deixe de lado o preconceito e experimente as sementes secas. O sabor é adocicado, completamente diferente das folhas, lembrando levemente o limão.

Esse componente do Curry indiano também é um importante ingrediente medicinal que acalma o sistema digestivo irritado e pacifica qualquer sensação de queimação no corpo.

É estimulante do apetite (sem aumentar a acidez), digere toxinas, alivia espasmos intestinais e queimações, elimina vermes, é diurético, antialérgico, alivia irritações na pele, febrífugo e expectorante.

A infusão das folhas frescas é útil para aliviar inflamações no sistema urinário. O suco as folhas é usado externamente nas rachaduras de alergia na pele e para rinite com corisa. É especialmente usado para limpar as toxinas do sangue (incluindo arsênico e mercúrio) e da bile.

Para aliviar os efeitos do calor excessivo, tome pela manhã em jejum um copo de água herbal de coentro:

À noite, quebre com um socador 1 colher de sopa de sementes de coentro e adicione num copo com água filtrada. Deixe descansar até a manhã seguinte, coe e beba em jejum ou tome em pequenos goles ao longo do dia.

Como tudo o que é natural também pode gerar efeitos colaterais, faça uso com moderação e intercale o uso com outras especiarias.

Clique aqui e conheça mais Especiarias deliciosas e terapêuticas

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog