::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Framboesas - Rejuvenescedoras e afrodisíacas


Estamos em plena temporada de framboesas. Aproveite essa receita e se delicie com essa frutinha rejuvenescedora e afrodisíaca.

As framboesas, assim como os vegetais e frutas alaranjados e vermelhos, são fontes ricas do antioxidante Betacaroteno, com um pouco de vitamina C e E.

Os alimentos antioxidantes podem ajudar na defesa orgânica prevenindo os efeitos prejudiciais dos subprodutos da oxidação que ocorre naturalmente no corpo humano quando moléculas de oxigênio incompletas de radicais livres seqüestram um íon de hidrogênio de uma molécula próxima, que por sua vez pega uma de outra, iniciando uma reação em cadeia que pode levar a danos nos tecidos. Sem antioxidantes suficientes, que previnem ou param a reação em cadeia, os radicais livres podem se multiplicar, sobrecarregando os sistemas de defesa do organismo.



Ayurvedicamente as framboesas têm um sabor doce e ácido, adstringente quando verdes, têm uma energia fria e um efeito pós-digestivo doce. Diminuem Vata e Pitta, e aumentam Kapha. Elas são refrigerantes, adstringentes e aliviam a sede. As framboesas verdes são adstringentes eficientes contra a micção excessiva ou emissão noturna e melhoram a vitalidade sexual.
As folhas de framboesa são adstringentes, hemostáticas (anti-hemorrágicas) e boas na prevenção do aborto espontâneo.


Receita
Sagu com calda de framboesas orgânicas

1 xícara de sagu
2 xícaras e ½ de framboesas frescas orgânicas
¼ de xícara de açúcar Demerara
½ xícara de água filtrada
1 colher (sopa) de maisena (opcional)

Preparo
Coloque o sagu num vasilhame e cubra com água filtrada. Escorra a água depois de 1 minuto e deixe-o descansando por uma noite.
Na manhã seguinte, prepare a calda: Numa panela, coloque 2 xícaras de framboesa e a água. Quando ferver, acrescente o açúcar, o sagu e cozinhe por 10 minutos. Dissolva a maisena num pouco de água fria e adicione à panela. Ferva por mais 5 minutos. Junte as framboesas restantes. Sirva frio em taças individuais decoradas com folhas de hortelã.
Variação: adicione outras frutas vermelhas à calda.

Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog