::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

segunda-feira, 8 de março de 2010

Beber ou não beber leite, eis a questão

O leite de vaca vem sendo vulgarmente considerado um vilão da alimentação sob a alegação de que faz mal à saúde dos intestinos.

De acordo com o Charak Samhita, o grande sábio da Ayurveda, o leite é um néctar para o organismo humano. Desde os tempos ancestrais na Índia, os Hindus consideram as vacas como Grandes Mães sagradas e os tradicionais “Vaidyas” (médicos ayuvédicos) dão ênfase ao leite como um alimento curador que promove a vitalidade, força e rejuvenescimento.

Para a nutrição ayurvédica o leite é considerado doce, frio e com um efeito pós-digestivo doce. Diminui Pitta e Vata, e aumenta Kapha, podendo diminuir o fogo digestivo. As proteínas presentes no leite fresco são de muito melhor qualidade do que as encontradas nos ovos e na carne. Os aminoácidos encontrados nas proteínas do leite são necessários para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Ele também contém cálcio, que beneficia o sistema nervoso, fósforo e ferro que favorecem o sangue e os olhos, assim como diversos minerais, sendo um alimento tão completo para o organismo humano que é freqüentemente considerado um medicamento.

O leite é tônico, rejuvenescedor, nutritivo, afrodisíaco, calmante e laxativo. Ele é particularmente nutritivo para o plasma e para a pele e, através deles, todos os outros tecidos, sobretudo o reprodutor. É um bom tônico para os pulmões e estômago e para problemas hemorrágicos nestes locais. O leite também é benéfico em caso de tosse seca, garganta seca, febre e sede. É um laxativo moderado, sobretudo se for tomado quente e com ghee, e é eficaz para a maioria dos tipos Pitta. É um alimento excelente para as crianças, para os mais velhos, debilitados e convalescentes. O leite é altamente Sáttvico, nutritivo para o cérebro e os nervos. Ele fortifica a mente, memória, a intuição e Ojas (vitalidade), aumenta o contentamento, favorecendo a concentração e meditação. Ajuda a promover o sono, sobretudo se ingerido quente e associado com especiarias nervinas como a noz moscada.

 Para facilitar a sua digestão, basta combiná-lo com especiarias redutoras de muco e umidade como o gengibre, o cardamomo, a canela e a cúrcuma (açafrão da terra).

Como nem tudo são flores, o seu consumo é contra-indicado, principalmente se consumido frio, em condições Kapha (com presença de muco) e em presença de Ama (toxinas), artrite ou gota, ou em caso de intolerância à lactose e/ou alergia.

Intolerância e alergia ao leite

A Lactose (o açúcar do leite) é digerida por uma enzima específica, produzida pelo intestino delgado, a Lactase. A intolerância ao leite se caracteriza pela não produção ou pela produção insuficiente da Lactase.

Simplificando: a Lactose chega ao intestino e não é digerida propriamente, o que abre espaço para que as bactérias presentes na flora intestinal o façam, produzindo reações e subprodutos irritantes para mucosa do intestino (gerando cólica, gases e náusea). Para se livrar desses corpos estranhos, o intestino se “lava” com água, causando a diarréia.

Num organismo normal, que foi amamentado e permaneceu ingerindo leite ao longo da vida, a Lactase é produzida regularmente e o leite é digerido sem problemas. Mas, quando a pessoa desmama (deixa de tomar leite por longos períodos) o organismo deixa de produzir definitivamente essa enzima, tornando-se intolerante.

Nos derivados de leite, como iogurte e queijo, as bactérias já fizeram essa pré-digestão no processo de fermentação, portanto, normalmente a ingestão desses produtos não causa reações incomodas.

A intolerância à Lactose é uma falha genética e deve ser respeitada, substituindo o leite por produtos alternativos que contenham cálcio como brócolis, repolho-chinês, couve, mostarda, feijão azuki, batata-doce, feijão branco, espinafre e gergelim.

Outra situação comum é a alergia à proteína do leite (uma hipersensibilidade do sistema imunológico). Nesse caso, o consumo de derivados do leite também deve ser suspenso, pois, eles também causarão efeitos indesejados.

Portanto, se você não é um intolerante à Lactose, deixar de consumir leite de vaca é uma medida preventiva desnecessária que te privará do consumo desse néctar.

Referências bibliográficas

JOHARI, Harish. Ayurvedic Healing Cuisine. Vermont:Healing Arts Press, 2000. 264p.

SIZER, Frances; WHITNEY, Eleonor. Nutrição – Conceitos e Controvérsias. 8.e.d.São Paulo: Manole, 2003. 567 p.

SLYWITCH, Eric. Alimentação sem carne. 2.E.D.São Paulo:Alimentação sem carne, 2008. 112p.

Marise Berg

Terapeuta Ayurvédica da Clínica Cítara Saúde, SP.

Um comentário:

  1. Anônimo12.3.10

    Nao se esqueça da industria do leite. Assim como a industria da carne, soja e tantas outras industrias que induzem o homem a consumir coisas que nao precisa. Animais nao sao produtos. Nós mamamos quando somos recém nascidos. Depois nao mamamos mais. Idem para os filhotes de vacas. Atualmente, as vacas viraram escravas leiteiras para atender a demanda gigante de leite necessario para a populaçao mundial que crê, erroneamente, que o leite é importante para a saúde. Não, o leite nao é importante para a saúde. Há pessoas que nao tomam leite. Ninguem precisa de leite. Muito menos esse leite pasteurizado e misturado com outras substancias que nem sequer imaginamos. O leite já vem deturpado. Assim como a carne. Milhoes de vacas vivem apenas para dar leite. Ficam, literalmente, presas e sao sujeitas a todo tipo de crueldade para apenas alimentar a industria alimenticia. Pense nisso. Há vegetais muito mais ricos em calcio e ferro do que o leite, basta pesquisar. Enfim, libertem as vacas desse karma pesado de amamentar uma população gigante de bezerros humanos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog