::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A indústria de alimentos brincando de ser Deus...

Gosto quando um veículo de grande circulação fala sobre a alimentação saudável. Aí vai uma boa matéria publicada pela Veja na semana passada sobre os óleos vegetais, tradicionalmente utilizados a alimentação ayurvédica há milhares de anos...

"O óleo de canola entrou para o cardápio da alimentação saudável por ter 58% de gordura monoinsaturada, contra os 24% do óleo de soja. A monoinsaturada é boa porque ajuda o organismo a eliminar o colesterol ruim do sangue. O óleo de canola, além disso, tem baixa concentração de gordura saturada, que se acumula nas artérias: apresenta apenas 6% dela em sua composição, contra 15% do derivado da soja. Graças a seus benefícios, nos últimos cinco anos, o consumo do produto aumentou 142% no Brasil. Mas, afinal, o que é canola? Óleo de oliva vem da azeitona, óleo de girassol, da semente de girassol - e óleo de canola vem de uma planta criada por pesquisadores canadenses, por meio de engenharia genética, a partir de uma verdura chamada colza (da mesma família da couve). O nome canola é a sigla para canadian oil low acid, ou óleo com baixo teor de ácido. O ácido em questão é um tipo de gordura, o ácido graxo erúcico, que foi reduzido a um nível considerado saudável: 2%. Não deixa de ser um produto refinado - e, em se tratando de indústria alimentícia, refinado e saudável nem sempre combinam. Isso porque o processo de refinação costuma roubar nutrientes dos alimentos, a exemplo do que acontece com outros óleos, como os de soja, milho e girassol. No entanto, o óleo de canola, segundo mostram estudos, perde antioxidantes durante o refino, mas as gorduras monoinsaturadas permanecem preservadas."

Esse arigo foi publicado pela Veja em 24/03/2010. Confira a matéria na íntegra.

Namaste.

2 comentários:

  1. Bem interessante esta informação, passei a usar óleo de canola há algum tempo, por causa dos benefícios em relação a outros óleos e na verdade nem sabia a sua origem. Valeu pela informação saudável!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...tecnicamente ele é mais saudável mas ainda não se conhece o custo x benefício. Um abração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog