::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Alergia ao glúten ou doença celíaca

A doença celíaca é uma patologia de origem genética, caracterizada pela inabilidade do indivíduo de digerir a gliadina, uma proteína existente no glúten, portanto, no trigo, centeio, cevada e aveia. A ingestão desses produtos produz uma inflamação deletéria à mucosa intestinal, atrofiando as microvilosidades responsáveis pela absorção de nutrientes, comprometendo o estado nutricional do indivíduo.
Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação.

Algumas pessoas apresentam sintomas bem leves dessa indigestão como gases, e cólicas leves. Outras, podem apresentar quadros graves de diarréia, desidratação e desnutrição severa. Seja qual for o caso, o indivíduo deve procurar tratamento e adaptar a sua dieta, excluindo o glúten da sua rotina. O que não se pode fazer é ignorar a doença por medo da restrição alimentar pois ela tem a capacidade de prejudicar a absorção de todos os nutrientes da dieta.

A dieta deve levar em conta o estado nutricional do indivíduo (se está desidratado ou com deficiência de algum nutriente). Além de excluir os produtos com glúten obrigatoriamente, o cardápio deve ser rico em frutas, legumes e verduras, cereais integrais, óleos vegetais de boa procedência (como azeite, óleo de canola), proteínas vegetais no caso dos vegetarianos (destaca-se a soja e derivados) e peixes ricos em ômegas 3 como o salmão, atum, sardinha e cavala (os ômegas 3 são antiinfllamatórios).  Deve-se evitar os alimentos picantes como pickles e as pimentas.

Os farinácios que podem substituir o glúten (especialmente o trigo) são o arroz integral ou arroz branco ou preto (cateto, agulhinha, Basmati), tapioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, maisena, quinoa, amaranto, milho verde, fubá, sagu, farinha de centeio, pipoca, farinha de mandioca, bifum (macarrão de arroz), macarrão de milho e flocos de arroz.

Pela Ayurveda a Cúrcuma, ou açafrão-da-terra é uma especiaria útil para amenizar o quadro inflamatório intestinal. Ela pode ser acrescentada em pó à praticamente todos os pratos e preparações. Já falei aqui sobre essa especiaria, que é a minha favorita.

Há até bem pouco tempo atrás, era muito difícil administrar uma dieta isenta de glúten. Atualmente, é possível encontrar diversos produtos e alimentos pré-preparados ou prontos destinados aos portadores dessa alergia. Segue uma lista com endereços úteis para os celíacos.

Produtos sem glúten
Acelbra
Vida sem glúten
Special gourmets
Sem glúten e sem lactose
Aminna
Bio Brasil
Good Soy

Pretendo atualizar esse post sempre que encontrar novas informações válidas. Então, você pode visitá-lo de vez em quando para saber das novidades.
Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog