::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Geladeira saudável – a organização a favor da saúde dos alimentos

Organize a sua geladeira e aproveite melhor os alimentos - por Angela Crespo

Você organiza a sua geladeira guardando os alimentos em seu devido lugar? Saiba que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na conservação e validade do que vai à sua mesa, evitando o desperdício ou contaminação.
Veja as dicas abaixo:


1º passo: Limpeza
A geladeira deve ser limpa uma vez por semana para que os resíduos e odores não contaminem os alimentos. Limpe com detergente ou sabão neutro e verifique sempre a borracha da porta, observando se ela não está ressecada.
Coloque folhas de louro ou carvão dentro da geladeira para absorver os odores de alimentos.
2º passo: Organização
Cada parte da geladeira tem uma temperatura diferente e é destinada a um tipo de alimento. Se você não respeitar isso, os alimentos podem estragar antes do tempo.
- Gavetas: Devem ser usadas para legumes e verduras. Salpique água nas folhas e guarde em embalagens plásticas, retirando todo o ar do seu interior.
- Prateleira inferior: Local para frutas. Coloque as macias em bandejas e as dura em sacos plásticos.
- Prateleiras do meio: Devem ser acondicionados os alimentos que serão consumidos mais rapidamente, como tortas, pães, doces, bolos. Também podem ser colocadas as sopas em recipientes com tampa. É o local ideal para os ovos, pois serão mantidos em temperatura constante. As sobras de comida devem ser armazenadas também nessas prateleiras, em recipientes de plástico ou vidro sempre tampados.
- Prateleira superior: Guarde leite, frios, queijos, manteiga. Todos em recipientes fechados. Se sua geladeira é de uma porta e logo abaixo do freezer houver uma gaveta, guarde ali as carnes.
- Porta de geladeira: Ficam conservas, compotas, ketchup, mostarda, geleias, azeitonas, refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos e alimentos infantis. Coloque também o vinagre, que deve ser guardado sob refrigeração.
3º passo: Prazo de validade
Os produtos que devem ir à geladeira têm, na maioria dos casos, duas datas de validade: uma para abrir a embalagem e outra para depois de aberta. Preste bem atenção às duas ao comprar um produto.
Normalmente os prazos após abertos são:
- Manteiga: 3 dias
- Iogurte: 1 dia
- Ovos: 15 a 30 dias
- Doces: 3 dias
- Enlatados: 3 dias
- Leite: 2 dias
- Ketchup, mostarda: 20 a 30 dias
Dicas
Os alimentos que estragam com facilidade devem ser acondicionados próximos ao congelador.
Você pode manter por mais tempo as bolachas, torradas, cereais ou salgadinhos crocantes se colocá-los em recipientes fechados e armazená-los nas prateleiras intermediárias.
Procure colocar a água em garrafas de vidro.
Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado.
Freezer
Não é toda hora que podemos preparar aquela comidinha fresca ou ir ao supermercado, açougue ou feira diariamente. Alguns produtos, quando armazenados na geladeira, duram pouco tempo. Daí a importância de se ter um freezer em casa e congelar alimentos in natura ou mesmo aquelas sobras que podem ser consumidas num outro dia.
Veja que alimentos podem ser congelados e como:
Frutas
Congele as que serão usadas em bolos, tortas. Elas devem ser bem lavadas e os caroços retirados. Coloque em cada saquinho a porção exata para o consumo. Assim você só tira do freezer o que irá usar no dia. Coloque uma etiqueta com a data do congelamento e o nome da fruta.
Hortaliças
É necessário fazer o branqueamento antes do congelamento. Esse processo conservará o sabor, a cor e a textura.
A técnica é simples: lave bem as hortaliças e retire as partes estragadas. Depois, coloque-as em água fervente e rapidamente em água fria para que ocorra o choque térmico. Coloque em saquinhos plásticos com a etiqueta dos dados.
Carnes, aves e peixes
Retire as partes não comestíveis, como a gordura, e coloque as porções em saquinhos plásticos com etiqueta. É importante colocar a porção correta para o consumo da família, assim não precisará descongelar mais que o necessário.
Alimentos pré-preparados
Quando prontos, coloque em porções a serem consumidas em uma refeição. Leve a embalagem até um recipiente com água fria e gelo. Ele deve primeiro ir para o refrigerador até o total resfriamento. Depois, coloque-o no freezer devidamente etiquetado.
Não congele
Ovos, maionese, chantilly, banana, pêra, verdura em folha, tomate, batata, pepino, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho.
Como descongelar
Passe o alimento para o refrigerador a aguarde até que ele descongele. Na temperatura ambiente, pode ficar no máximo até 4 horas. Nunca recongele os alimentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog