::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

sábado, 9 de junho de 2012

Azeite de alecrim

Os azeites aromatizados são "incrementadores" do sabor dos alimentos e muito fáceis de fazer (depois que você aprende os segredos...). Alguns chefs recomendam usar os azeites de qualidade inferior para esse tipo de preparação. Eu já acho que a qualidade da matéria prima faz toda a diferença e o azeite é sempre um ingrediente nobre com grande potencial de adicionar saúde à dieta, portanto, uso o tipo extra-virgem.




Ingredientes
2 dentes de alho
Folhas de ramos de alecrim fresco
250 ml de azeite extra virgem (quanto mais jovem melhor)
3 pequenos ramos de alecrim

Preparo
Ferver o alho com casca em água por 3 minutos. Tirar do fogo, secar e descascar.
Amassar ou picar as folhas de alecrim e os dentes de alho com uma faca.
Colocar em uma panelinha uma parte do azeite, suficiente para cobrir o alho e o alecrim amassados. Ferver por 3 minutos, desligar o fogo e deixar esfriar.
Escaldar os raminhos de alecrim em água fervente por 2 minutos, resfriar em água corrente e secar bem (segredo 1).
Colocar os ramos em uma garrafa esterilizada (segredo 2). Com a ajuda de um funil forrado com musselina (ou um pedaço de gase limpa), filtrar o azeite (segredo 3) que foi fervido para dentro da garrafa e completar com o azeite cru. Fechar bem e consumir em até 6 meses.

Receita de Jeff Cox e Marie-Pierre Moine do ótimo livro Ervas Culinárias (como cultivar, cuidar e armazenar...) da Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog