::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Torcicolo

(Artigo publicado no blog yogapelapaz.blogspot.com)

O torcicolo espasmódico (o tipo mais comum) é causado por uma contratura dos músculos do pescoço, gera dor e dificuldade de movimento. Esse tipo de contratura pode ser causada por tensão emocional, má postura, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito, permanência na mesma posição por períodos prolongados ou uso de travesseiro inadequado.

A Ayurveda (que em sânscrito significa "ciência da vida") recomenda um tratamento sistêmico que inclui a eliminação dos fatores causais, massagens e aplicação de calor local, uso de óleos herbáceos, além de cuidados para amenizar o estresse e a tensão.

Toda doença começa com a influência de um fator causal. É fundamental descobrir o fator e fazê-lo parar de influenciar de forma negativa (corrigir a postura, trocar o travesseiro, aliviar a tensão).

Como tratamento local, recomendam-se as massagens com aplicação de óleos relaxantes e anti-inflamatórios (de arnica ou alfavaca, por exemplo), seguidas de calor úmido (swedana – sauna localizada).

A alfavaca (Ocimum Gratissimum) tem ação antiespasmódica, com efeito de relaxante muscular e induz o sono em casos de insônia por tensão muscular. O chá pode ser preparado na proporção de quatro a cinco gramas da planta fresca ou dois a três gramas da planta seca para cada 100 ml de água. Tomar 100 ml de duas a três vezes ao dia (CARNEIRO, 2009). Também se pode aplicar compressa de suas folhas frescas na região da tensão muscular.

Como tratamento sistêmico, aplica-se o nasya – a administração nasal de óleos herbáceos – que limpa e rejuvenesce os tecidos da cabeça e pescoço, clareia os órgãos dos sentidos, remove toxinas, nutre e tonifica a região, além de eliminar os doshas em excesso.

O estresse é a soma das respostas físicas e mentais causada pela exposição aos estímulos externos de forma pontual ou contínua e prolongada. Ele é o resultado da maneira individual de percepção, assimilação e resposta aos acontecimentos da vida.

A contração da musculatura esquelética responde a estímulos elétricos enviados pelo sistema nervoso. Ou seja, quando o nosso sistema nervoso determina que estamos tensos, automaticamente os nossos músculos se contraem. Quando a tensão for a causa principal da contração muscular, os principais tratamentos aplicados são:

• Shirodhara – massagem seguida da aplicação de um fio de óleo morno na região da testa (com ênfase no ponto energético entre as sobrancelhas – ajña chakra, relacionado com a consciência espiritual e a intuição. Estimula a glândula pituitária que induz a produção de serotonina, levando a um relaxamento profundo, sensação de prazer, equilíbrio e clareza mental.

• Yoga, pranayamas (exercícios respiratórios), e meditação.

Também é importante repor a energia gasta durante o dia, dormindo adequadamente (em quantidade de horas e em qualidade de sono).

Fonte:

CARNEIRO, Danilo. Ayurveda, saúde e longevidade na tradição milenar da Índia. São Paulo. Pensamento, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog