::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A caminho da Índia! Dicas de viagem

Queridos amigos.
Estou novamente de malas prontas para a Índia e partirei no dia do meu aniversário. Um pesente e tanto.
Lembro que escrevi um Post sobre dicas de viagem para quem vai à Índia pela primeira vez e vou complementar aqui algumas informações, conforme for me lembrando.

É necessário visto para entrar na Índia. O Consulado aqui em SP é bem descomplicado, em até 72 h se consegue o visto. Também é necessário se vacinar contra febre amarela.

Entre dezembro e fevereiro, alta temporada para a Índia por ser calor ameno (para eles, para nós é muito quente) , faz muito frio na Europa. Se a conexão for longa e você quiser dar uma voltinha enquanto espera, é preciso levar roupas de frio - às vezes muuuito frio.

Os vôos para Delhi ou Mumbai são internacionais, portanto, o limite de bagagem é alto. Mas, nos trechos internos entre essas cidades e outros destinos, há a cobrança de excesso de bagagem. Algo em torno de 25 Euros por KG! É bom levar isso em consideração na hora de montar o roteiro.

Mulheres não devem mostrar os ombros na Índia, portanto, nada de camiseta regata. A Hering tem boas camisetas de manga e baratas. As calças indianas são difíceis para nós, nunca consegui comprar uma calça legal por lá. Levo sempre leggins e calças de dry-fit. Às vezes precisamos lavar a nossa própria roupa, então, é bom que o tecido seja leve. Tendo alguém para fazer esse serviço, as roupas são lavadas a mão e normalmente batem nelas com uns pedaços de pau, torcem o tecido, chacoalham, ou seja, não é vantajoso levar roupas caras e de tecidos muito nobres.

Tiramos os sapatos cada vez que entramos em um novo ambiente (seja casa de alguém, templo, clínica). O melhor sapato para lá é o Crocs ou Havaianas mesmo. Mas os pés ficam imundos e ressecados. É bom ter uma boa esponja e escovinha para lavar diariamente, uma boa lixa também ajuda.

Os indianos não usam a mão esquerda para comer ou tocar a comida porque essa mão é usada para fazer a higiene ao banheiro (eles não usam papel higiênico). Então, se puder, evite tocar a comida com a mão esquerda. É um pouco desafiante cortar o Chapati só com a mão direita...mas a gente consegue depois de algum treino. Mais uma dica: se você carregar o seu próprio papel higiênico ou lenço umedecido, não haverá lixeira no banheiro para jogá-los...leve também um saquinho de plástico, ou, evite ir ao banheiro na rua. O meu amigo Sachin, de Pune jura que essa coisa da mão esquerda não importa muito, mas, eu já ouvi essa versão várias vezes.

A ligação de celular indiano para o Brasil é bem barata, em torno de U$1 por 3 minutos de chamada. Mas, você só vai conseguir ter um celular local se provar que tem endereço fixo por meio de uma conta de luz. Como ao final de cada ligação aparece na tela o valor a ser pago pela ligação, é possível pedir o celular de um amigo indiano emprestado para ligar e pagar a ligação pra ele na hora que terminar a chamada. Para ligar daqui para o Brasil precisa discar os códigos 0055, o código da cidade no Brasil e o telefone.

A eletricidade aqui é 220 V e as tomadas são de 3 pinos, é preciso trazer adaptador. Infelizmente o secador de cabelo não vai funcionar..., a menos que ele seja 220 V, mas, mesmo assim, a chance dele queimar é grande.

Ao chegar de volta do Brasil, é recomendado procurar um médico e tomar um remedinho anti vermes potente. Sem ofensa...

Aqui na India o meu santo protetor se chama Sachin. Ele é um amigo empreendedor que tem uma agência de viagens e resolve tudo para os brasileiros: passagens aéreas, locação de ap, passeios, compras, transfers, etc. Qualquer problema ou dúvida é só ligar que ele resolve. O site é www.rishikeshiglobal.com e o email sachin@rishikeshglobal.com.

Conforme for me lembrando dos detalhes, vou complementando esse post.



Namaste.

3 comentários:

  1. Marise, obrigada pelas dicas. Ajudam bastante. Eu quero ir, mas ainda não sei quando. Parabéns pelo aniversário e pelo trabalho que tem feito. Boa viagem!! beijo

    ResponderExcluir
  2. Soraya31.8.11

    Ola Marise!
    Eu tambem sou nutricionista e terapeuta ayurvedica( na verdade da mesma turma que voce).Mas eu nunca trabalhei com ayurveda e tenho planos de ir a India no comeco de 2012 ou mesmo no final desse ano. Vi aqui no seu blog que voce recomenda 2 instituicoes: Kerala e Kishikesh. O Dr. Rugue me havia recomendado a International Academy of Ayurved e eu ate ja entrei e contato com eles. Gostaria de algumas dicas suas, por favor. Pretendo fazer cursos de nutricao herbologia.Obrigada!
    E parabens pelo blog, me senti em casa.

    ResponderExcluir
  3. OI Soraya. Me ligue. Fica mais fácil pra gente conversar. Um abraço. Namaste.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog