::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ishvara – a inteligência que rege a digestão

Quando observamos os eventos do universo, podemos perceber que tem que existir um regente universal. Forças poderosas como o sol, a lua, o vendo, o fogo e o tempo comportam-se como servos obedientes. Eles são comprometidos com a realização de certas tarefas e as cumprem sem falhar. Eles não parecem ter a liberdade de violar as suas funções ou os seus dharmas. O sol nasce e se põe numa hora pré-determinada. A Terra se move envolta do sol num movimento programado e a lua se move em torno da Terra. As estações, meses, noites, dias, regularmente vêem e vão num ciclo determinado. Todo e cada objeto no mundo comporta-se de acordo com o seu dharma, a sua natureza. Existem regras e condições limitantes governando o comportamento de cada um desses eventos. Existe uma harmonia, uma ordem, uma lei no mundo que governa tudo. A Ayurveda reconhece essa força como Ishvara, o regente do universo, a inteligência cósmica.

Ishvara é essencialmente um servidor. Na forma de sol nos fornece luz, na forma de terra nos fornece suporte e nutrição, na forma de fogo oferece calor para todos, na forma de água sacia a sede, na forma de ar sustenta a vida e remove impurezas, na forma de espaço acomoda a todos.

No Bhagavad Gita, o Zr. Krishna diz que a lua é a natureza dos humores orgânicos, dos fluidos vitais, ou seja, Ishvara, esse poder cósmico, concedeu essência e sabor a toda vegetação, a tudo o que a natureza nos concede como alimento. Além disso, essa inteligência também sustenta o fogo digestivo no estômago de todos os seres humanos e com a ajuda do prãna, inalação, e apãna, exalação, digere todo tipo de alimento. Ishvara é o assimilador dos alimentos. Ele sozinho concede e sustenta a nossa vida.

Sendo parte da natureza, o nosso corpo funciona a partir da sua própria inteligência que é o reflexo da inteligência do universo.

Cada célula do nosso corpo foi criada, alimentada e renovada a partir dos alimentos que ingerimos. Digestão é a inteligência que converte alimento em energia e nutrição para construir, reparar e sustentar cada célula, órgão e tecido do nosso organismo - um grande trabalho que acontece a cada minuto, a cada dia através de toda a nossa vida.

A digestão é fundamental para a manutenção da homeostase. O poder de auto-cura é a mais primária e significante qualidade do nosso organismo, sendo a cura definida como o retorno do corpo às suas funções naturais

Os sábios da Ayurveda costumam dizer que se podemos digerir adequadamente, mesmo o veneno poderá ser bom, enquanto, se a digestão for ineficiente, podemos morrer ao beber néctar.

Quando os alimentos são devidamente processados, as nossas células são bem construídas e renovadas. Mas, quando os alimentos são mal processados, o processo de adoecimento é despertado.


SWAMI VIDITATMANANDA. Ishvara. Adhyatma Vidya Mandir, Gujarat, India. 2004.

CHOPRA, Deepak. Perfect Digestion. Rider. London. 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog