::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Luluzinha ayurvedica - água de rosas

Já faz uns 3 anos que troquei todos os meus potinhos de cosméticos industrializados por vários potinhos de cosméticos naturais (outro dia um amigo não consegiu localizar o sabão líquido no meio dos potinhos na bancada...). Por mais que os dermatologistas sejam enfáticos em afirmar que os hidratantes funcionam melhor do que os óleos vegetais, que a tecnologia dos cosméticos é muito mais avançada do que a velha e sábia natureza, por experiencia própria, fico com a mãe natureza. Só aplico na minha pele "cosméticos comestíveis" como mel, especiarias, óleos vegetais e essenciais.


O meu ritual diário se resume a:
1o. lavar o rosto com mel, como se ele fosse sabão líquido;
2o. ainda com a pele molhada, aplicar um óleo de coco ou azeite de oliva extra virgem (para pele pitta/kapha senssível) massageando o rosto vigorosamente;
3o. remover o excesso de óleo com um papel toalha macio;
4o. esfoliar a pele com um pó fino de ervas (centella asiática, sementes de coentro e algumas ervinhas indianas como o guduchi, neem e manjhista) - é preciso molhar o pó com água ou água de rosas para ele formar uma pasta;
5o. remover a pasta com água corrente e enxugar o rosto com papel toalha suave.
Eventualmente aplico vapor úmido para fazer o óleo penetrar mais fundo e agir intensamente.

No verão a pele tende a ficar mais oleosa e inflamada, sintomas de pitta agravado. A chegada do calor trouxe de volta um hábito ayurvedico muito refrescante e sensual: usar água de rosas.
Compro a água de rosas em casa de alimentos árabes e troco a embalagem para um vidro com spray, assim posso borrifar no rosto e deixar secar naturalmente. Uso a água de rosas tanto no passo 2 do meu ritual, antes de aplicar o óleo, quanto ao longo do dia para me refrescar. A pele fica "calma" e com uma compleição de vigor.

Estou muito satisfeita com os resultados na minha pele. Para quem passou a vida em consultórios de dermatologia para controlar acne e alergias com produtos caros, sintéticos e poluentes, essa rotina ayurvedica simples, barata e segura foi uma solução sustentável e eficaz. A natureza agradece.
Namaste.






7 comentários:

  1. Adorei a dica de beleza.

    Você conhece um substituto para desodorante e protetor solar?

    Du Carmo
    www.demaeparafilhas.blogspot.com
    www.joanabananadesign.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Tenho tido bom resultado com o óleo de coco como desodorante. Se aplicar após o banho nas axilas, ele te protege por um bom período. Se aplicar um desodorante suave sobre o óleo, ele prolonga o tempo de atuação do desodorante.

    Que eu saiba não existe nenhum protetor solar natural. Mas algumas marcas, como a Burt's bees
    tem produzido filtros solares com o mínimo possível de química.
    Namaste.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem ?
    Nossa, você me tirou uma dúvida enorme.Eu tenho anos usando agua de rosas no rosto,mas eu comprava de uma farmácia homeopatica aqui em Sp,eles fecharam e eu não encontrei mais a agua de rosas.Vi várias vezes no google a agua vendida em lojas de produtos comestiveis,mas achei que era outra formula.Mas agora que vi teu post vou comprar e usar .Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Ah, uma coisa, tenho uma amiga que desce e sobe montanhas, já que trabalha com animais e ela me passou um truque que funcionou muito bem, umas gotas de limão no lugar do desodorante .Não é boa ideia para peles sensiveis,mas no meu caso funcionou perfeitamente, até porque o limão com o tempo deixa a pele mais clara nessa região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida. É uma boa dica, só precisa tomar cuidado com o sol que podem manchar a pele se entrar em contato com o limão. Namaste.

      Excluir
  5. Olá, achei seu ritual bacana, também cansei de produtos caros e inócuos ou irritantes. Somente achei estranho a esfoliação após o uso do óleo. Achei que fosse o contrário. O óleo após a esfoliação para hidratar a pele.É isso mesmo? Obrigada LENA

    ResponderExcluir
  6. Interessante sua rotina. Essa agua de rosas parece c aquelas vendidas nos mercados?
    Vc usa maquiagem?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog