::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Hoje é um bom dia "prum" Chai quentinho!

Massala Chai ou apenas Chai é uma bebida aromática muito tradicional na Índia, preparado a partir da massala (mistura) de canela, cardamomo, cravo, gengibre, pimenta do reino, açafrão da terra, erva-doce, anis, chá preto e leite. Algumas cafeterias o chamam de Chai Latte.

Pela sua potência aquecedora, é uma bebida especialmente recomendada para o inverno. Além de saboroso, o Chai pode ser considerado uma bebida “funcional”, que oferece benefícios à saúde, além do sabor. As especiarias enriquecem os sentidos, fortalecem o ciclo completo da digestão e protegem o organismo (efeito antioxidante). Elas aumentam o calor interno (Agni), a produção de enzimas, promovem a circulação, o peristaltismo do trato gastrointestinal e a atenção da mente aos processos da digestão. Algumas especiarias picantes, como o gengibre, têm efeito termogênico (melhoram o desempenho do metabolismo ao gerar calor), funcionam como agentes terapêuticos em doenças de resposta inflamatória e inibem a peroxidação lipídica, prevenindo inflamações e doenças cardiovasculares.

Você pode preparar a sua própria massala em casa com as especiarias em pó da sua preferência ou comprar a massala pronta. O preparo pode variar conforme o gosto ou costume local: por exemplo, alguns combinam todos os ingredientes logo de início, esperam levantar fervura e então imediatamente coam e servem; outros deixam a mistura ferver por mais tempo, ou começam fervendo as folhas de chá e só adicionam as especiarias no final (ou vice-versa).

Aqui no Prãna Spa preparamos o Chai a partir da massala da loja Grão Vizir (SP), adicionamos o chá preto e usamos leites vegetais (de aveia, castanhas ou coco) pois é sabido que o leite de vaca pode inativar alguns benefícios dos taninos (a parte terapêutica do chá).
Ingredientes
Massala para Chai em pó  - 10 g, 1 colher de sopa
Água filtrada - ½ litro
Açúcar mascavo - 20 g, 2 colheres de sopa rasas
Leite - ½ litro
Chá preto - 2 saquinhos
Preparo: Ferver a massala para Chai por 3 minutos. Adicionar os saquinhos de chá, tampar a panela, desligar o fogo e deixar descansar por mais 3 minutos. Coar em peneira fina e adicionar o leite vegetal e o açúcar (se usar leite de vaca, adicioná-lo durante a fervura). Acondicionar em garrafa térmica e consumir no mesmo dia.
Rendimento: 1 L
 

Um comentário:

  1. adorei, vou testar a receita, gratidão, visite meu blog também!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog