::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Ayurveda

A ANCESTRAL SABEDORIA INDIANA DO BEM VIVER


A Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo. Desenvolvido pelos antigos sábios da Índia, teve como base os Vedas, milenares textos sagrados que também fundamentam o Yoga a astrologia Védica.

Mais do que um eficaz programa de saúde, é o segredo da longevidade e da qualidade de vida, que utiliza terapias preventivas e curativas para eliminar as toxinas do corpo e da mente, levando o organismo a um melhor funcionamento celular e ao rejuvenescimento.

Esse método nos ajuda a adotar hábitos de vida mais saudáveis como praticar exercícios, que restauram o equilíbrio do corpo, da mente e da consciência e a seguir uma dieta equilibrada com o objetivo de prevenir doenças e tratar desequilíbrios.

Definida a constituição psicofísica (Prakritti) e os desequilíbrios, é instituído um programa de terapias personalizado que inclui técnicas de desintoxicação do organismo (Panchakarma), práticas de Yoga, meditação e uma rotina diária (Dinacharya), formando um processo integral de cuidado com o ser humano, visando os aspectos físicos, energéticos, emocionais, psicológicos e espirituais.

A Ayurveda (que em sânscrito significa "ciência da vida") entende cada indivíduo como um ser único e divino, formado por corpo físico, mente e consciência. Essas três substâncias são interligadas e se influenciam mutuamente na construção do todo, que é único e está em constante busca de evolução.

Todos os corpos são habitados por uma consciência dotada de dons e talentos. Deus (que você pode chamar como preferir) foi generoso nessa distribuição ao dar a cada indivíduo um lugar e uma função especial no universo. A consciência expressa os seus talentos através do corpo físico e da mente, usando os cinco sentidos para captar sensações e impressões do ambiente e transformá-las em um conjunto de experiências que formarão a nossa personalidade.

OS CINCO ELEMENTOS DA NATUREZA

Para a Ayurveda as cinco forças da natureza se combinam dinamicamente em pares para formar e harmonizar toda a matéria do universo incluindo o nosso corpo: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Estes pares, chamados doshas, organizam todas as funções físicas, mentais e emocionais necessárias para a vida. O modo como vemos, pensamos e sentimos são o resultado da combinação única dessas energias sutis. Quando os doshas estão em harmonia, a saúde fica naturalmente equilibrada. Quando não, sofremos de estresse mental e desequilíbrios físicos.

VATA = éter + ar

PITTA = fogo + água

KAPHA = terra + água

O nosso ser, com nome, profissão e endereço, só existe porque experimenta e interage com o universo em torno de si. O nosso ser, na verdade INTERSER.

A partir desta premissa, a Ayurveda propõe a nossa reintegração com a natureza que é rica, generosa e inteligente. Quando percebemos o nosso real propósito e a nossa natureza divina, o nosso “plano de vida” se torna se torna uma tarefa gloriosa e não uma “luta diária”, sendo necessário dedicar menos energia para colocá-lo em prática.

O melhor plano de saúde é viver!

:: Viver em harmonia com os nossos pensamentos, desejos e atitudes;

:: Em equilíbrio com a nossa família, amigos e agregados;

:: Realizando os nossos talentos naturais, sendo próspero;

:: Satisfeito em relação ao nosso corpo;

:: Com a consciência disponível pra experimentar o mundo e suas infinitas possibilidades;

A Ayurveda não está associada a nenhuma religião embora auxilie o encontro da felicidade e inspiração por meio do bem estar físico e mental.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog