O grão-de-bico é uma das leguminosas mais nutritivas, considerado pela Ayurveda como afrodisíaco e adstringente. Por ser um pouco pesado para a digestão, deve ser associado a temperos digestivos e quentes como o Ajwain e o Louro.
Ingredientes
125 g de grão de bico (de molho na noite anterior)
1/2 litro de caldo de legumes
1 colher de sopa de óleo de girassol1 colher de sopa de azeite extra-virgem
3 tomates sem pele e sementes cortados em 8 gomos
1 dente de alho picado
Folhas de hortelã
½ colher de café de sementes de Ajwain (ou Ajwon)
1 pitada de assafétida
1 folha de Louro
Ciboulette picada (ou cebolinha)
Sal marinhoMolho de tahine (rico em cálcio)
1 dente de alho125 ml de tahine
½ colher de chá de sal
Preparo
Deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas. Despreze a ágüe retire as peles dos grãos. Numa panela de pressão, cozinhe o grão de bico com água ou caldo de legumes e óleo (para que a válvula não estoure) por 20 minutos.
Coloque o grão-de-bico numa panela comum e acrescente o Louro e caldo de legumes suficiente para cobri-lo. Cozinhe em fogo baixo.
Enquanto isso, numa frigideira, coloque azeite e refogue o tomate e o alho com algumas folhas de hortelã, o ajwain e a assafétida até eles começarem a desmanchar.
Junte o tomate ao grão de bico e cozinhe por 30 minutos. Se precisar, acrescente mais caldo de legumes. Tempere com sal.
Faça o molho do tahine. Bata todos os ingredientes no liquidificador. No final do cozimento, se quiser engrossar o grão de bico, retire 2 conchas e bata no liquidificador. Volte à panela. Acrescente o molho tahine e cozinhe por mais 2 minutos. Para finalizar, coloque algumas folhas de hortelã e cebolinha.
Receita original do Restaurante Moinho de Pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário